A Índia lança missão espacial para estudar o núcleo do Sistema Solar
Anuncie Aqui
ndia avança na exploração espacial com missão Aditya-L1
Após o bem-sucedido pouso lunar da missão Chandrayaan-3, a Índia direciona sua atenção ao centro do Sistema Solar com a espaçonave Aditya-L1. A Organização de Pesquisa Espacial da Índia (ISRO) confirmou que a nave já se encontra fora da “esfera de influência da Terra”, marcando um feito importante. A missão tem uma duração planejada de quatro meses, durante os quais realizará estudos nas camadas externas do Sol. A Aditya-L1, cujo nome significa “Sol” em hindi, percorreu cerca de 920 mil quilômetros desde seu lançamento em setembro, atingindo metade do trajeto previsto. A ISRO enfatizou que essa é a segunda vez consecutiva que conseguem enviar uma nave espacial além da influência gravitacional da Terra, sendo a primeira vez com a missão Mars Orbiter.
Ao obter sucesso, a Índia será o primeiro país asiático a orbitar o Sol, superando os Estados Unidos e a Agência Espacial Europeia (ESA). Países como Japão e China já lançaram suas próprias missões de observação solar, mas a partir da órbita terrestre. Em agosto deste ano, a Índia fez história ao pousar uma nave espacial no polo sul da Lua com a missão Chandrayaan-3, tornando-se o quarto país a realizar essa façanha de forma controlada, após Estados Unidos, União Soviética e China. A missão Aditya-L1 representa um passo significativo na exploração espacial da Índia e na busca por conhecimento sobre o centro do Sistema Solar.
Fonte: Jovem Pan News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários