Bioquímica húngara e pesquisador americano ganham Prêmio Nobel de Medicina 2023
Os cientistas Katalin Karikó e Drew Weissman foram agraciados com o Prêmio Nobel de Medicina de 2023 pela pioneira pesquisa sobre RNA mensageiro (RNAm), fundamentais para as vacinas contra Covid-19. O júri destacou suas descobertas sobre modificações nas bases de nucleicas, possibilitando vacinas de RNAm eficazes contra a Covid-19. Em 10 de dezembro, receberão o diploma, uma medalha de ouro e um cheque de quase US$ 1 milhão do rei da Suécia, Carl XVI Gustaf, em Estocolmo, no aniversário de Alfred Nobel.
Katalin Karikó, 68 anos, dedicou-se à pesquisa do RNA mensageiro na década de 1990, essencial para produção de proteínas. Seu trabalho abriu portas para vacinas Pfizer/BioNTech e Moderna contra a covid-19, rendendo o Nobel de Medicina. Drew Weissman, 64 anos, planeja desenvolver uma vacina contra todos os coronavírus após suas contribuições com as vacinas de RNA mensageiro.
A temporada do Nobel continuará com Física e Química, seguidos por Literatura e Paz. O Prêmio Nobel de Economia encerra a temporada em 9 de outubro.
*Com informações da AFP
Fonte: Jovem Pan News
Comentários