O que se sabe sobre a cepa BA.2.86? A nova linhagem de Covid é motivo de preocupação? Apesar da fase aguda da pandemia ter passado, com linhagens mais agressivas, é bom estar atento sobre como continuar se protegendo e estar principalmente informado sobre essa nova cepa.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ela foi identificada na África do Sul, Suíça, Estados Unidos, Israel e Reino Unido. Até agora, não há casos confirmados no Brasil.
Leia Mais:
Descoberta na Dinamarca em 24 de julho de 2023, em um paciente de alto risco, e ademais em outros pacientes nos países já citados, a cepa BA.2.86 foi identificada como uma mutação direta da Ômicron. Então, foi colocada por cientistas e pela OMS em estado de monitoramento para maiores estudos, incluindo uma série de testes para observar a eficácia das vacinas.
A autoridade mundial da Saúde atesta que as infecções continuam baixas, mostrando que provavelmente não causará uma nova onda de mortes a internações.
Porém, que os cientistas ainda advertem que se mantenha o monitoramento em relação aos sintomas já observados nas variações anteriores: tosse, nariz escorrendo, fatiga, dor de garganta, dores musculares, olfato alterado, etc.
Como citado anteriormente, é muito similar às variações já existentes, e por isso os cuidados são os mesmos: higienizar as mãos com frequência, evitar locais mal arejados, usar a máscara e manter o calendário vacinal atualizado. Não há motivo de pânico, mas as precauções sempre devem estar em dia!
Fonte: Olhar Digital
Comentários