Em smartphones da Xiaomi, existe um modo de recuperação rápida que pode aparecer mesmo com o aparelho ligado. Esse recurso tem como objetivo solucionar problemas do sistema operacional. Esse modo, chamado de fastboot, também possibilita a realização de faz backups e formata o celular para as configurações de fábrica.
No entanto, o que muitos não sabem, é que o modo é acionado pela pressão simultânea dos botões laterais, então você pode ter ativado o modo sem querer, deixando sua tela congelada, com fundo preto e dois mascotes da Xiaomi no meio e a descrição “Fastboot”. Descubra agora, o que é exatamente este recurso e como sair dele.
Leia mais
Fastboot Xiaomi: o que é e como sair dele no celular
O que é o modo Fastboot e porque é acionado?
O fastboot é um protocolo de operações avançadas que vários celulares Android têm, e geralmente, costumam ser acionados quando os aparelhos estão desligados.
No entanto, nos smartphones da Xiaomi, esse recurso costuma fazer uma surpresinha, e aparece aparecer “do nada”, com o celular ainda ligado. O que com certeza assusta o usuário, que chega a pensar que o aparelho quebrou ou que não vai mais funcionar.
Isso acontece, porque os botões que acionam esse modo em dispositivos da Xiaomi, podem ser acionados por acidente.
Entre outras coisas, as configurações que este recurso traz servem para: instalar uma nova ROM, desbloquear o bootloader, fazer o flash de um novo firmware, realizar backups e restaurar dispositivo para as configurações de fábrica, além de reparar um dispositivo com um sistema operacional danificado.
Dessa forma, o fastboot é usado para solucionar problemas, sendo extremamente necessário para reformular a estrutura das aplicações do sistema operacional do Xiaomi. Porém, é preciso que você busque a ajuda de um profissional se precisar utilizar este recurso, pois o seu uso inadequado pode causar problemas irreversíveis ao aparelho.
Mas para desativar o modo, a tarefa é bem simples e você mesmo poderá fazê-lo seguindo os passos a seguir.
Passo a passo para sair do modo Fastboot em aparelhos da Xiaomi
- Antes de tudo, aperte os botões de desligar/ligar e abaixar o volume por cerca de 30 segundos de forma simultânea;
- Solte os botões assim que a tela apagar;
- Na sequência, é só esperar a tela iniciar com o logo Redmi, POCO ou Mi;
- Prontinho! Assim que o aparelho iniciar estará pronto para ser usado normalmente;
Se você seguir esses passos e mesmo assim seu celular não voltar a iniciar, é provável que o sistema do seu aparelho esteja corrompido. Então, será necessário procurar a ajudar de um especialista (assistência técnica) para solucionar o problema.
Vale lembrar que é possível evitar que seu celular fique no modo Fastboot tomando algumas ações, como: manter o aparelho sempre carregado, não o reiniciar durante o uso e certificar-se de que a memória ROM é compatível com seu smartphone em caso de necessidade de troca.
Fonte: Olhar Digital
Comentários