As vendas de carros elétricos da Tesla caíram de julho a setembro deste ano, ficando abaixo das expectativas do mercado. Segundo a empresa, a redução se deve a interrupção da produção em algumas fábricas em função da necessidade de atualização das linhas de montagem.

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Os números da Tesla

(Imagem: Sheila Fitzgerald/Shutterstock)

Competição acirrada no mercado dos elétricos

Apesar da justificativa da Tesla, alguns analistas destacam que a demanda por elétricos da empresa está diminuindo mesmo após Elon Musk cortar os preços dos veículos. O problema é que a montadora está tendo dificuldade de superar empresas como a BYD na China, que estão lançando novos modelos rapidamente.

Já nos Estados Unidos, a Tesla enfrenta uma concorrência crescente de montadoras estabelecidas como Ford, General Motors (GM), Hyundai e Volkswagen. Apesar do cenário desafiador, a empresa de Musk respondeu por cerca de 60% do mercado de veículos elétricos norte-americanos no segundo trimestre.

Outra das novas concorrentes é a Rivian, que disse nesta segunda que entregou 15.600 vans, picapes e utilitários esportivos elétricos no terceiro trimestre, contra 12.600 no trimestre anterior. Embora a empresa seja muito menor do que a Tesla, suas picapes representam uma ameaça competitiva para a Cybertruck, que deve começar a ser vendida até o final do ano.

Em 2023, a Tesla reduziu significativamente os preços de todos os seus modelos, para afastar a concorrência e manter suas vendas crescendo rapidamente. Como resultado, a margem de lucro caiu drasticamente, embora permaneça alta em comparação com outras montadoras.

Mais recentemente, a empresa desacelerou ou interrompeu a produção em sua fábrica em Austin, no Texas, para se preparar para a produção do Cybertruck. Na China, a Tesla interrompeu parte da produção enquanto trocava as linhas de montagem para uma versão atualizada de seu sedã Model 3, conhecido como Highland.

Em uma base anual, a Tesla continuou a crescer mais rápido do que as montadoras tradicionais. As vendas cresceram 26% em comparação com o terceiro trimestre de 2022, quando a empresa entregou 344 mil veículos.