A Apple publicou uma nota com o início dos trabalhos para aumentar a quantidade de recursos do Apple Maps no Brasil. A novidade envolve a utilização de carros para gerar imagens em 360 graus, exatamente como o Google faz há muitos anos com o Street View ao capturar praticamente todas as ruas de grandes cidades – e outras nem tão grandes assim.

Leia mais:

O que você precisa saber:

Um dos recursos mais bacanas de qualquer serviço online de mapas é a possibilidade de não somente ver o traçado da rua, como ter uma imagem aérea do ambiente e até passear pela via como se estivesse pessoalmente nela. A Apple tem essa ferramenta disponível em 40 países do mundo, com o nome de Olhe ao Redor e o Brasil será o próximo da lista.

A novidade apareceu em um alerta da captura das imagens em 360 graus por carros que vão circular por cidades brasileiras. Segundo o cronograma apresentado, a primeira região com o mapeamento envolve localizações de veículos no estado de São Paulo, entre os dias 3 de outubro deste ano e 7 de junho do ano que vem.

As datas seguem assim:

Região Cronograma
Região Centro-Oeste do Brasil 23 de outubro de 2023 – 12 de julho de 2025
Região Nordeste do Brasil 16 de julho de 2024 – 15 de agosto de 2025
Região Norte do Brasil 23 de fevereiro de 2024 – 26 de dezembro de 2024
Região Sudeste do Brasil 03 de outubro de 2023 – 03 de novembro de 2024
Região Sul do Brasil 22 de março de 2025 – 08 de agosto de 2025

Apple Maps usa até iPhone para capturar imagens

A Apple diz que utiliza câmeras especializadas, exatamente como o Google faz, mas também pode tirar proveito de alguns modelos de iPhone e iPad para auxiliar na captura das imagens. Assim como na concorrência, o Olhe ao Redor do Apple Maps tem um sistema capaz de borrar rostos de pessoas e dados sensíveis, como placas de carros e as pessoas podem pedir para esconder suas casas.

Apple Maps com captura em mochila (Imagem:Antonello Marangi/Shutterstock)
Apple Maps com captura em mochila (Imagem:Antonello Marangi/Shutterstock)

Nestes anos de trabalho, a captura de imagens em 360 graus acontecerá apenas com carros, mas a Apple já utiliza mochilas para seguir salvando fotos em locais onde não é possível entrar com um veículo. A empresa da maçã deu como exemplo algumas ruas de Brasília, com acesso exclusivo de pedestres.

Mesmo com o trabalho durando alguns anos, a Apple comenta que retorna aos locais para atualizar a imagem capturada de forma sazonal. Por fim, não foi informado quando o Brasil poderá ver ruas de nossas cidades no Apple Maps, mas você já pode fazer isso no Google Maps – até mesmo navegando por rios do Amazonas.