Um antigo mural indiano chama atenção por mostrar uma pessoa andando de bicicleta. O curioso é que o período em que a obra foi construída é quase mil anos antes da invenção do veículo, assim, teria ele surgido muito antes do que pensávamos?
O mural data de um período em que a Índia esteve sob o domínio do Império Chola, entre os séculos 9 e 12. Os imperadores da época são conhecidos por suas contribuições à literatura e a arquitetura, mas registros ligando-os às bicicletas nunca foram encontrados.
Ainda assim, algumas teorias da conspiração apontam que o mural indica que os indianos já andavam de bicicleta, antes dos europeus alegarem que a inventaram no século 19.
A primeira questão que me surge é: se as bicicletas foram realmente inventadas no período Chola; por que não foram usadas durante quase mil anos? Por que não encontramos uma única referência de bicicleta em qualquer literatura, evidência epigráfica, escultura ou épico? Como é que uma bicicleta aparece de repente, mil anos depois, em outra parte do globo?
Indian Temples Research & Media Services, em post do Instagram
Surgimento das bicicletas
A bicicleta primitiva teria surgido em 1817, construída pelo barão alemão Karl Von Drais. Esse primeiro modelo era feito de madeira e se movia a partir de impulsos feitos com os pés no chão. No período em que ela foi inventada, a Europa passava por um período de extrema dificuldade, entre eles a falta de transporte de comida. Assim, o veículo foi desenvolvido para que pudesse sanar esses problemas.
Os pedais surgiram vinte anos depois, em 1839, desenvolvidos pelo ferreiro escocês Kirkpatrick MacMillan. O primeiro modelo de bicicletas com pedais foi um verdadeiro sucesso e rapidamente se espalhou por permitir uma maior facilidade de deslocamento.
Mas e o mural da Índia?
A explicação para essa controvérsia é bem simples, o oftalmologista e pesquisador amador R. Kalaikovan ficou intrigado com a imagem de uma bicicleta em um templo antigo e resolveu pesquisar mais sobre sua construção.
Kalaikovan descobriu que o local onde o mural está localizado foi reformado em 1920. Nesse período, as bicicletas eram uma novidade na região e podem ter impressionado tanto o escultor do mural, que ele resolveu representá-las em sua obra.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários