O grande consumo de bebidas açucaradas é considerado um problema de saúde pública. A ingestão dos produtos está associada à obesidade e uma série de outras doenças. Apesar dos riscos, a procura têm aumentado nos últimos anos. Desde 1990, o consumo no mundo cresceu 16%, com grandes variações dependendo da região, segundo estudo publicado na revista Nature Communications.
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Nível de consumo varia dependendo da região do mundo
Táticas de marketing podem explicar aumento da ingestão das bebidas açucaradas
O estudo aponta que o consumo global foi maior em homens mais jovens e com alta escolaridade, especialmente na África Subsaariana (12,4 porções por semana) e na América Latina/Caribe (8,5 porções por semana).
Em nível nacional, os países onde as pessoas consumiram o maior número de porções de bebidas açucaradas por semana incluíram México (8,9), Etiópia (7,1), Estados Unidos (4,9) e Nigéria (4,9).
Ficamos impressionados com as grandes variações por regiões do mundo em 2018; que a América Latina/Caribe teve as maiores entradas em todos os momentos, apesar de uma diminuição geral ao longo do tempo; e que a África Subsaariana teve os maiores aumentos em todos os momentos. Esses resultados sugerem que mais trabalho é necessário, especialmente em torno de intervenções bem-sucedidas, como regulamentos de marketing, rotulagem de alimentos e impostos sobre refrigerantes.
Laura Lara-Castor, primeira autora do estudo
As ingestões aumentaram e depois caíram nos países de alta renda e diminuíram e depois aumentaram na América Latina/Caribe, ambas retornando perto dos níveis de 1990 em 2018. Outras regiões do mundo tiveram aumentos mais modestos e constantes ao longo do tempo. Padrões semelhantes foram observados por sexo, idade, escolaridade e área de residência.
Embora o estudo não tenha identificado as razões para essas tendências, os pesquisadores levantam a hipótese de que as mudanças podem estar relacionadas à eficácia de táticas de marketing direcionadas da indústria de refrigerantes e alimentos, à associação de dietas ocidentais com alto status, bem como ao acesso à água.
Os responsáveis pelo estudo apontam que são necessárias mais pesquisas para avaliar os impactos dessas bebidas em crianças e adolescentes. A equipe também quer explorar como outras bebidas doces, como leite, cafés e chás, influenciam os hábitos de consumo da população.
Fonte: Olhar Digital
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