Segunda-feira, Novembro 25, 2024
spot_img
InícioESPORTESDavid Neres volta para a seleção mais maduro, versátil e garçom

David Neres volta para a seleção mais maduro, versátil e garçom

spot_img

David Neres foi convocado por Fernando Diniz para substituir Raphinha na seleção brasileira. O último jogo do ponta com a Amarelinha foi em 2019, há quatro anos, uma derrota para o Peru, nas Eliminatórias. Neres volta ao time vivendo uma nova fase, mostrando maturidade e versatilidade em novo momento da carreira. 

Na última vez que jogou pela seleção, Neres começava a perder protagonismo no Ajax. A temporada 2019/20 foi a sua com menos jogos em Amsterdã (20). Na temporada seguinte, Antony assumiu a titularidade em boa parte da temporada, deixando seu compatriota ainda menos protagonista. 

David Neres só deixaria o Ajax no início de 2022. Após transferência frustrada pela guerra com o Shakhtar, acabou se mudando para Lisboa e reencontrou o protagonismo no Benfica. 

Na primeira temporada com as cores do Benfica, David Neres fez 48 jogos, 34 deles como titular, marcou 12 gols e deu 15 assistências. Foi a temporada com mais assistências e mais participações em gols do ponta. 

Atuando no lado direito, solto, com liberdade criativa, Neres foi um dos seis jogadores da Liga Portuguesa com mais dribles na última temporada. Foi, ainda, o segundo jogador com mais assistências (nove). 

Mesmo caindo sempre pela direita, Neres mostrou dinamismo para aparecer em zonas centrais do campo como referência criativa. Alternou posições com Rafa Silva, Aursnes e João Mário para flutuar com liberdade pelo último terço. 

A assistência contra o Casa Pia mostra a evolução de David Neres na leitura do jogo pelo corredor central (ver nas imagens abaixo). O brasileiro inverteu posição com João Mário para, aproveitando que Gonçalo Guedes atraiu a marcação ao avançar pela canhota, fazer um movimento de ruptura para receber nas costas da defesa. Na área, Neres faz um cruzamento retrasado para o próprio João Mário infiltrar e mandar para a rede. 

A nova temporada do futebol português é uma espécie de reinvenção para Neres. Se o brasileiro evoluiu, no último ano, a leitura de jogo no corredor central para se tornar referência criativa, agora Neres mostra versatilidade atuando na ponta esquerda. 

Com Di María de volta na Luz, e com bom desempenho, Neres teve de brigar por posição na ponta esquerda. Dos oito jogos que atuou até o momento, Neres foi titular em apenas dois. Na maioria, jogou pelo lado esquerdo. 

O brasileiro, porém, mostrou boa capacidade para buscar atacar a profundidade naquele flanco do campo. Se Di María, cortando para o meio, dá a chance de overlap para o lateral, Neres busca chegar no fundo para definir seus lances. 

David Neres é o líder de assistências no Campeonato Português, com quatro passes para gol. Das quatro assistências, três delas foram em jogadas em que levou o lance para a canhota para definir com passe para o meio. 

Se com Antony no Ajax, Neres acabou não conseguindo recuperar seu espaço, no Benfica a chegada de Di María foi uma possibilidade de reinvenção para o ponta, mais maduro e mais versátil. De volta para a seleção, dá a Diniz o que o técnico mais gosta: a opção de desempenhar diversas funções e de alternar posições ao longo das partidas. Algo que parecia improvável há uns anos. Neres volta para a seleção diferente, mais maduro e versátil. 

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img