A Ofcom, reguladora de mídia britânica, anunciou nesta terça-feira (3) que pressionará a Autoridade de Competição e Mercado do Reino Unido (CMA) a iniciar uma investigação antitruste sobre o domínio da Amazon e da Microsoft no mercado de computação em nuvem do país. Segundo a agência, as big techs desfrutam, juntas, de 70% do setor, deixando empresas concorrentes sem espaço.
O que você precisa saber:
Essa não é, nem de longe, a primeira ou única investigação contra grandes empresas de tecnologia que caem no “pente fino” da CMA. Uma das maiores aquisições do mercado de jogos, por exemplo — a compra da Activision pela Microsoft — só não foi efetuada ainda devido ao cerco estreito e crítico do Reino Unido no que diz respeito à concorrência.
Após aprovação da compra na União Europeia e outros diversos países, incluindo Brasil, o regulador antitruste do país bloqueou a fusão entre as empresas, apontando para riscos de a Microsoft ganhar controle excessivo no mercado de jogos em nuvem — semelhança de caso que pode indicar que a CMA tende a acatar a recomendação da Ofcom.
A Microsoft apresentou à CMA, em agosto, uma nova proposta para concluir o negócio de US$ 69 bilhões. A agência, que tem até 18 de outubro para divulgar uma decisão, já deu sinais de que pode finalmente autorizar a fusão.
Nem a Amazon e nem a Microsoft se pronunciaram sobre a possível nova investigação a respeito do domínio do mercado de nuvem. A CMA também não comentou o alerta da Ofcom, informou a Reuters.
Fonte: Olhar Digital
Comentários