A Microsoft está lançando, nesta terça-feira (3), a terceira geração do OneDrive. O sistema na nuvem da gigante do Vale do Silício passa a ter integração com o Copilot, redesenho de seu design e importantes melhorias na maneira como as empresas compartilham e usam documentos na nuvem.
Ainda, o OneDrive terá, além do redesenho para negócios e tem melhorias para na qualidade de vida, que devem fazer com que o gerenciamento e uso de arquivos muito melhor na web, no Windows e em diversos aplicativos Office.
Reformulação
Arquivos importantes para o trabalho diário do usuário surgem no “Para Você”, sendo indicado ainda se ele pertence ao OneDrive, Teams, ou outro app Microsoft.
Visão compartilhada
A nova atualização web inclui, ainda, visualização compartilhada, que inclui todos os arquivos compartilhados no Teams, por e-mails e outras formas que os documentos Office são compartilhados.
A tela principal de compartilhamento também foi melhorada, e o gerenciamento de permissões para arquivos foi simplificado.
Usuários que trabalham com muitos arquivos com colegas também têm, a partir de agora, nova forma de visualização, podendo focar nos arquivos divididos com outras pessoas apenas buscando sua foto ou nome. Ainda é possível filtrar a visualização pelo nome, ou favoritar colegas com quem trabalha mais próximo.
Cores de pastas
Agora, também é possível escolher as cores das pastas do OneDrive, similar ao que já acontece em outros apps. A opção de cor escolhida para as pastas também será visualizável pelas pessoas com quem você as compartilha.
OneDrive e pastas favoritas
Uma das mais importantes adições ao OneDrive é a possibilidade de favoritar arquivos do OneDrive que circulam no Windows 11, OneDrive web, e em outras plataformas.
Sendo assim, caso você favorite uma pasta do OneDrive no Explorador de Arquivos do Windows 11, você também a encontrará favoritada na versão web do OneDrive.
Busca aprimorada
O sistema de busca no OneDrive também foi reformulado e recebeu recursos de IA, tornando mais fácil de se encontrar amigos e familiares em fotos armazenadas no serviço.
Contudo, as novidades estão sendo testadas em prévia limitada a ser lançada no início deste mês, sendo que a versão final será liberada para todos no início do ano que vem.
Sistema de criação de arquivos
A Microsoft também melhorou o sistema de criação de arquivos no OneDrive. Um novo botão, chamado “adicionar novo” chegará no próximo verão estadunidense, com lista de sugestões de modelos para apresentações e outros documentos, podendo o usuário pairar sobre eles para obter visualização prévia, ou iniciar a partir de documento em branco.
Velocidade de uso aprimorada
O OneDrive, segundo o The Verge, está muito mais rápido. A Microsoft afirma que o serviço, na versão web, inicia duas vezes mais rápido, com ordenação instantânea, rolagem aprimorada e suporte offline.
Em breve, o usuário poderá abrir o OneDrive no navegador, mesmo sem conexão de internet. Arquivos sob demanda também estão chegando à versão web, podendo marcá-los como arquivos offline.
Ambos os modos e os arquivos sob demanda são recursos valiosos que, antes, estavam limitados somente à versão PC e que chegarão aos navegadores no começo de 2024.
OneDrive business
Um pedido antigo de usuários empresariais do OneDrive é a capacidade de abrir qualquer documento em aplicativos de PC nativos. O recurso chegará em dezembro, ao lado da possibilidade de abrir documentos CAD e PDFs.
A Microsoft também está adicionando nova visualização de mídia, que inclui todas as fotos e vídeos ativos em único local. A novidade estará disponível em breve na seção de arquivos do Teams e na área de navegação de arquivos do Outlook – esta última espera-se ser disponibilizada ainda em dezembro.
Copilot
Por fim, o Copilot deve ser integrado ao OneDrive ainda em dezembro para todos que possuem uma licença Microsoft 365 Copilot.
O Copilot vai oferecer um sumário diário de arquivos, como uma espécie de apanhado para documentos nos quais os usuários estão trabalhando e compartilhando com outros.
Isso vai incluir uma lista de mudanças importantes nos arquivos e visualização resumida dos novos comentários. A Microsoft relata que vai organizar novos resumos de maneira mais inteligente com base no contexto e relevância.
Como testar os novos recursos do OneDrive
Já é possível testar algumas das novidades na interface do OneDrive na web. Para isso, acesse o site oficial do serviço. Mais recursos chegarão no início de 2024.
Fonte: Olhar Digital
Comentários