Famosos por serem “beberrões”, os SUVs costumam ter um consumo mais elevado de combustível devido ao seu maior peso e também por conta da sua aerodinâmica, que são diferentes de um carro hatch ou sedã.

Então, naturalmente, uma das maiores preocupações de quem deseja adquirir um utilitário esportivo hoje é escolher um modelo que traga menos prejuízo ao bolso na hora de passar pelos postos de gasolina. Por isso, selecionamos aqui os SUVs mais econômicos que caberão no seu gosto e no seu bolso no dia a dia, de acordo com o ranking do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).

Leia mais

Quais são os SUVs mais econômicos em 2023?

Jeep Compass 4xe

Jeep Compass
(Jeep/Divulgação)

No ranking do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o Jeep Compass 4xe chegou ao primeiro lugar da lista como um dos modelos híbridos mais econômicos.

Isso porque a sua versão híbrida pode rodar até 26,1 km/l de gasolina. Além disso, também ganhou em sofisticação em seu sistema híbrido se comparado ao Toyota Corolla Cross. Além disso, combina o motor 1.3 turbo de 180 cv e outro elétrico. E suas baterias são recarregadas em tomadas.

Dessa forma, o Compass 4xe chega a impactar com sua economia. Para se ter uma ideia o seu consumo pode equivaler ao de motocicletas. É importante reforçar, porém, que a sua autonomia é até 927 km, sendo 44 km em modo puramente elétrico. Não é à toa que ganhou o primeiro lugar do ranking, pois acredite, o número chega a 50 km, conforme o uso de acordo com a Jeep.

Toyota Corolla Cross HRV Hybrid

Toyota Cross
Imagem: Divulgação/Toyota

Os modelos da Toyota nunca deixam a desejar, e essa verão do Toyota Corolla Cross híbrido é prova disso! Principalmente por ser híbrido, é um dos carros mais econômicos do Brasil. Dessa forma, com gasolina pode rodar até 17,8 km/l na cidade e 14, km/l na estrada, uma baita economia, não é mesmo? Com etanol, são 11,8 km/l na cidade e 9,7 km/l, na estrada.

Chevrolet Tracker 1.0

Chevrolet Tracker
Imagem: Divulgação/Chevrolet

Esse modelo caiu na graça dos brasileiros, conquistando a marca de SUV mais vendido do Brasil em 2022. Podemos entender o porque de seu sucesso, pois além de ser um carro de encher os olhos, ainda conta com uma economia em combustível. Os números são os seguintes: 7,8 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada, com etanol. Para gasolina, são 11,2 km/l e 13,6 km/l, na mesma ordem.

Honda HR-V EX

Frente do Honda HR-V Touring (Imagem: Divulgação / Honda)
Frente do Honda HR-V Touring (Imagem: Divulgação / Honda)

O HR-V é um dos mais econômicos da lista, além de ser um sucesso da Honda no Brasil. O modelo roda 12,7 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada com gasolina e faz 8,8 km/l (c) e 9,8 km/l (e) com etanol. Além disso, possui o mesmo motor do Civic 1.8 16V de 140 cv (E) e transmissão CVT. Apesar de mais pesado ele é mais rápido em acelerações. Seu custo-benefício é ótimo, pois além de gastar menos combustível ele tem pouca desvalorização de mercado.

Nissan Kicks

2 Nissan Kicks
Imagem Shutterstock

Embora tenha alcançado a 10ª posição da lista do PBEV, esse modelo da Nissan fabricado no Brasil, o Nissan Kicks possui grandes atrativos para aquisição. Afinal, com motor 1.6 16V flex, ele gera 113 cv de potência e 15,3 mkgf de toque máximo. Além disso, possui um câmbio automático do tipo CVT que simula sete marchas.  E na parte de economia de combustível, o Kicks não fica atrás, pois faz 7,8 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, os números são de 11,4 km/l para a cidade e 13,9 km/l para estrada.