O Zoom lançou o Zoom Docs nesta terça-feira (03), em sua conferência anual chamada Zoomtopia. O produto será equipado com o assistente de inteligência artificial (IA) do Zoom, o AI Companion, e outras funcionalidades que ajudarão os usuários a redigir, editar, resumir e alterar o tom, além de incluir itens das discussões da reunião. Ele também poderá responder perguntas sobre o conteúdo do documento.
Para quem tem pressa:
A empresa disse que o Zoom Docs facilitará a colaboração em um documento dentro dos produtos Zoom que eles já usam, para que não precisem alternar entre guias ou aplicativos. Isso porque os documentos compartilhados serão integrados à plataforma do Zoom para que os usuários possam trabalhar em um documento a partir de suas reuniões, conversas, aplicativos para computador e dispositivos móveis.
O produto estará disponível para o público no primeiro semestre de 2024. E a empresa informou que ainda não decidiu sobre quanto o Zoom Docs e os demais upgrades vão custar.
Zoom Docs
Os usuários poderão extrair informações das reuniões, bate-papos, e-mails e ferramentas de gerenciamento de projetos da plataforma Zoom para seus documentos.
Eles também poderão criar layouts e fluxos de trabalho personalizados, marcar colegas em tarefas, atribuir tarefas, rastrear e gerenciar projetos, e vincular páginas e incorporá-las em uma árvore visual para que as pessoas possam ver como as informações estão conectadas.
Também se espera que os usuários possam arrastar e soltar blocos de conteúdo para adicionar tabelas, gráficos e imagens em seus documentos.
Com seu produto de documentos prestes a ser lançado, o Zoom está aumentando sua concorrência com a Microsoft e o Google, que têm produtos concorrentes para chamadas de vídeo, conversas e e-mail.
Contexto
As duas gigantes dominam o mercado de aplicativos de criação de conteúdo para ambientes de trabalho. E alguns especialistas ouvidos pelo jornal Washington Post dizem que seria preciso uma grande disrupção para mudar o aplicativo de documentos padrão dos trabalhadores.
A Microsoft tem dominado por muito tempo o mercado de autoria e e-mail, que inclui aplicativos como processadores de texto, planilhas e apresentações, com uma participação de 83,5% em 2022, de acordo com dados da Gartner. O Google, que tem ganhado participação de mercado lentamente, detém 15,6%. E todos os outros fornecedores têm menos de 1% do mercado.
O Zoom não está tão atrás quando se trata de aplicativos colaborativos, que incluem ferramentas de videoconferência na web e eventos virtuais, de acordo com a empresa de inteligência de mercado IDC. Em 2022, a participação de mercado do Zoom foi de 11,2%, ficando atrás da Microsoft com 29,7% e do Google com 13,5%.
O Zoom pode tentar aproveitar as massas que atraiu para seu produto de chamadas de vídeo para adotar sua ferramenta de processamento de texto. No final do segundo trimestre, encerrado em 31 de julho, o Zoom informou que tinha 218,1 mil clientes corporativos, representando um aumento de 7% em relação ao ano anterior.
Fonte: Olhar Digital
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