Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO Milhões de celulares tocam nos EUA (um pouco) antes do previsto

Milhões de celulares tocam nos EUA (um pouco) antes do previsto

Pessoa segurando celular com alerta nacional dos EUA na tela

O teste nacional realizado pelo governo dos EUA nesta quarta-feira (04) veio um pouco antes do combinado. Segundo o The Verge – cuja equipe fica espalhada pelo país – a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA) e a Comissão Federal de Comunicações (FCC) enviaram alertas para celulares (bem como rádios e TVs) dois minutos antes do que tinham anunciado.

Para quem tem pressa:

A princípio, era para o teste ter ocorrido “por volta” das 14h20 (15h20 no horário de Brasília). Mas, segundo relatado pelo site, os celulares dos membros da equipe tocaram às 14h18 (15h18 por aqui). O objetivo foi testar o Sistema Nacional de Alerta de Emergência Sem Fio para garantir que o sistema esteja pronto para uma crise real.

Ao contrário do alerta nacional lançado em 2021, não era possível cancelar este – ele atingia todos os celulares ativos capazes de recebê-lo que estivessem ligados e conectados a uma torre de celular – incluindo, no meu caso, três celulares que estavam na minha frente (…) Quando veio, foi acompanhado por um toque alto e uma mensagem que dizia: ‘ESTE É UM TESTE do Sistema Nacional de Alerta de Emergência Sem Fio… Nenhuma ação é exigida por parte do público’.

Trecho do texto escrito por Wes Davis, editor do The Verge

A FEMA afirma que o teste visava “garantir que os sistemas continuassem a ser meios eficazes de alertar o público sobre emergências, especialmente aquelas a nível nacional”. A legislação, aprovada em 2015, exige que a FEMA teste o Sistema Integrado de Alerta e Alerta Público (IPAWS) pelo menos uma vez a cada três anos.

“O quê: Um alerta de teste de um minuto em celulares, rádios e TVs;
Quando: quarta-feira, 4 de outubro, às 14h20 ET;
Por quê: Para garantir que os sistemas sejam eficazes para alertar o público sobre emergências.”

O governo dos EUA descreveu que o teste seria “um alarme chocante e desagradável que fará você parar imediatamente o que está fazendo e pegar seu telefone para fazê-lo parar”. Este foi o sétimo teste nacional do Sistema de Alerta de Emergência (EAS).

Os alertas nos celulares estavam programados para durar cerca de 30 minutos, mas o usuário podia desligar a notificação assim que a recebesse.

Fonte: Olhar Digital

Comentários