Papa Francisco alerta sobre mudanças climáticas e pede ação na COP28
O Papa Francisco emitiu um novo texto nesta quarta-feira (4), intitulado “Ludate Deum” – Louvado seja Deus em latim -, no qual expressou preocupações sobre as mudanças climáticas, afirmando que as ações contra o aquecimento global são insuficientes. O pontífice argentino destacou a necessidade de uma transição energética vinculante e eficaz, mencionando a importância de proteger o mundo que nos acolhe. O documento foi publicado coincidindo com o dia de São Francisco de Assis, conhecido por sua ligação com a natureza.
A COP28, uma conferência crucial sobre o clima, ocorrerá de 30 de novembro a 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O Papa Francisco defendeu a necessidade de medidas vinculantes para a transição energética, enfatizando que elas devem ser eficientes, obrigatórias e passíveis de monitoramento. Ele se posicionou a favor da mitigação das atividades que causam mudanças climáticas, em oposição à adaptação aos seus efeitos.
Francisco alertou contra a ideia de que problemas futuros podem ser resolvidos apenas com intervenções técnicas, chamando isso de “pragmatismo homicida”. Ele pediu ação imediata e enfatizou a importância do multilateralismo baseado na pressão de ativistas de todo o mundo sobre os poderes estabelecidos.
*Com informações da AFP
Fonte: Jovem Pan News
Comentários