Patreon é uma plataforma online de origem norte-americana, desenvolvida para conectar criadores de conteúdo e fãs. No ar desde 2013, o site permite que os criadores ofereçam um serviço de assinatura como forma de pagamento por seus trabalhos, os quais se tornam disponíveis a todos aqueles fãs que pagam pelo serviço. A seguir, descubra mais informações sobre a plataforma e como ela funciona no Brasil.
O que é, como funciona e como acessar os conteúdos do Patreon?
O Patreon se tornou um dos principais meios para monetizar a distribuição de inúmeros tipos de conteúdo, como música, vídeos e até artes gráficas (como quadrinhos digitais). Dessa forma, o artista divulga uma amostra do seu trabalho gratuitamente pelas redes sociais e demais aplicativos pela internet, e quando atinge um volume considerável de audiência, utilizam o Patreon para ofertar um serviço de assinatura e monetizar o restante do seu trabalho. Uma vez que os “patronos” (assinantes) realizam o pagamento pela assinatura, detém acesso livre para consumir os conteúdos.
O Patreon funciona da seguinte forma: o artista cria um perfil e o personaliza, baseado no tipo de arte que irá monetizar, e então carrega nesta conta os conteúdos a serem ofertados. A plataforma disponibiliza algumas ferramentas para acessar as estatísticas (como número de acessos, valor arrecado, e uma lista com os nomes dos patronos), mas também se comunicar com os assinantes.
O valor da assinatura é definido de acordo com o artista, e também é possível criar diferentes planos de assinatura. Ou seja, quanto mais alto o valor de um plano, mais benefícios os patronos teriam ao assiná-lo. É possível, por exemplo, definir uma assinatura mensal ou um valor por cada post divulgado.
Para acessar o Patreon, clique aqui, crie uma conta e escolha um perfil para assinar. Sites como o Webtoon, por exemplo, estão cheios de artistas que divulgam suas histórias em quadrinhos e, no final das postagens, oferecem um link de sua conta Patreon para os leitores interessados assinarem: dentre as vantagens, é possível usufruir de artes exclusivas, por exemplo. O registro na plataforma é gratuito, então, os fãs só pagam pelo valor da assinatura dos artistas.
Fonte: Olhar Digital
Comentários