Nesta sexta-feira (6), a missão Galactic 04 será lançada para um “bate e volta” ao espaço. Trata-se do quarto voo suborbital comercial e terceiro turístico da Virgin Galactic – empresa aeroespacial do bilionário britânico Richard Branson.
Vamos recapitular os voos comerciais da Virgin Galactic:
Embora a Virgin Galactic não tenha feito a divulgação oficial da tripulação do voo Galactic 04, cada um dos três membros fez seu próprio anúncio nas redes sociais.
Conheça a tripulação da missão Galactic 04
Namira Salim
Namira Salim será a astronauta 019 da Virgin Galactic. Viajante do mundo, empreendedora e artista com uma formação diversificada em engajamento espacial, ela é um dos “astronautas fundadores” da empresa, um reconhecimento do próprio Branson aos primeiros clientes pagantes, que adquiriram seus assentos em 2005.
Inicialmente, Namira esperava voar para o espaço em 2008. Durante sua longa espera desde então, ela, que mora em Dubai, fundou a organização sem fins lucrativos Space Trust, que defende alavancar o crescente setor espacial como uma plataforma para alcançar a paz na Terra.
Durante a missão Galactic 04, Namira vai se tornar a primeira pessoa do Paquistão a ir ao espaço – a propósito, também pertence a ela o título de primeira pessoa daquele país a explorar os polos norte e sul da Terra.
Trevor Beattie
O astronauta 018 será Trevor Beattie, um executivo de marketing do Reino Unido. Assim como a colega paquistanesa, ele comprou sua passagem nos primeiros anos de atuação da Virgin Galactic, e, por apostar na empresa, também é reconhecido como “astronauta fundador”.
Desde o anúncio (feito quando a data de lançamento ainda seria dia 5 de outubro), Beattie tem expressado sua empolgação com a missão nas redes sociais. Em uma postagem, ele revelou algumas lembranças que pretende carregar durante o voo:
Ron Rosano
Encerrando o trio vem o astronauta 017, Ron Rosano, um educador de astronomia norte-americano com assentos comprados não apenas no Galactic 04, mas no também na nave New Shepard, da Blue Origin, e no balão estratosférico da Space Perspective.
Segundo seu site, ele acompanha o programa espacial desde as missões lunares Apollo e mantém uma plataforma chamada Suborbital Flight Journal, que rastreia voos tripulados desde 1961. Outro “astronauta fundador” da Virgin Galactic, Rosano é um dos embaixadores do programa de exploração do Sistema Solar da NASA e atua nos conselhos consultivos de inúmeras organizações de astronomia e espaço.
Como são os voos ao espaço da Virgin Galactic
Durante a missão Galactic 04, como em todos os voos tripulados da Virgin Galactic, a empresa usa um avião espacial chamado de VSS Unity, que é transportado até certa altitude pelo porta-aviões VMS Eve. Depois, os motores do Unity são acionados, e ele se desacopla para continuar o voo.
Também como os anteriores e os que virão, este será um voo suborbital, o que significa que não atinge velocidade suficiente para alcançar a órbita da Terra. Assim, o veículo sobe até determinado ponto e depois volta ao solo, não circundando o planeta. Mesmo assim, por alguns instantes, os passageiros experimentam a sensação de gravidade zero.
Os voos da Virgin Galactic costumam atingir cerca de 85 km de altitude, o que gera uma dúvida: os passageiros vivem realmente uma experiência espacial? Isso porque dados oficiais divergem quanto ao ponto exato que estabelece o limite entre a atmosfera da Terra e o espaço sideral.
Pelos padrões da NASA, da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) e das Forças Armadas do país, essa fronteira está 80 km acima da superfície da Terra. No entanto, um outro marco, a 100 km de altitude, conhecido como Linha de Kármán, é o estabelecido pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI).
Junto com os três turistas espaciais, a Virgin Galactic sempre escala um astronauta instrutor, e desta vez será Beth Moses, a astronauta 002 da empresa, que foi responsável pelo treinamento da tripulação.
Durante a missão Galactic 04, o porta-aviões VMS EVE será conduzido por Kelly Latimer, ex-piloto da NASA, e C.J. Sturckow, ex-astronauta da agência que tem quatro missões de ônibus espaciais no currículo, incluindo o primeiro voo do programa.
Já o VSS Unity, que de fato vai até o espaço, ficará sob responsabilidade do comandante Nicola Pecile, ex-tenente-coronel na Força Aérea Italiana, e o piloto Jameel Janjua, major aposentado da Força Aérea Canadense. Ambos já voaram em missões anteriores da Virgin.
A empresa não planeja transmitir o evento ao vivo.
Fonte: Olhar Digital
Comentários