O Canva está entrando de vez no mercado da inteligência artificial. Em comemoração aos 10 anos da plataforma de design gráfico, está sendo lançado o Magic Studio. A ferramenta alimentada pela IA tem como objetivo deixar a criação de conteúdo mais acessível a todos.

Leia mais

Magic Studio

Recursos alimentados por IA

O Canva também adicionou um novo recurso de conversão de texto em vídeo à sua ferramenta Magic Media. Alimentado pelo Runway AI, o novo recurso pode ser usado para gerar vídeos curtos a partir de prompts baseados em texto ou uma imagem existente carregada na biblioteca de ativos da plataforma.

Os vídeos podem ser usados no próprio Canva ou exportados em formato MP4 ou GIF para uso em outros projetos. A ferramenta de conversão de texto em imagem da Magic Media também foi atualizada para fornecer uma “ampla gama de opções de estilo para qualquer resultado”.

Algumas novas ferramentas de edição de fotos também estão incluídas na versão, como o Magic Grab, que pode selecionar e separar automaticamente qualquer assunto em uma imagem para editá-la, reposicioná-la ou redimensioná-la. E o Magic Expand, que expande uma imagem fora de seu quadro, assim como a ferramenta Generative Expand da Adobe para Photoshop.

Canva lançou recursos de IA (Imagem: divulgação/Canva)

Canva Shield

O Canva também está lançando o Canva Shield, um novo conjunto de controles de segurança, privacidade e proteção para a plataforma projetado para evitar que sua IA seja usada para criar conteúdo inseguro ou inadequado. Esse recurso inclui indenização gratuita por inteligência artificial para clientes corporativos do Canva e concede aos administradores de equipe controle total sobre como os produtos do Magic Studio são habilitados e usados em todo o local de trabalho.

O Canva reservou US$ 200 milhões, pouco mais de R$ 1 bilhão, para pagar usuários que consentem em ter seus designs usados para treinar seus modelos de IA. Aqueles que participarem do Programa de Compensação de Criadores receberão um bônus inicial, seguido de pagamentos mensais enquanto seu conteúdo estiver sendo usado.

Atualmente, o Canva tem 16 milhões de assinantes e mais de 150 milhões de usuários globais.