Testando o desempenho de veículos em viagens de longa distância, um grupo de engenheiros percorreu mais de 1000 quilômetros com um caminhão elétrico Mercedes-Benz eActros 600. A viagem foi realizada pelos Alpes (na Europa) com apenas uma parada para carregamento.

O modelo conta com três baterias de fosfato de ferro-lítio, e tem capacidade total instalada de mais de 600 kWh em produção em série, destaca o Electrek. Além disso, o eActros 600 é equipado com dois motores elétricos com potência de 400 kW e potência de pico superior a 600 kW.

A viagem

Com diversas variantes do eActros 600 programadas para serem lançadas no mercado, a linha fará sua estreia oficial no dia 10 de outubro — com previsão de início de produção em 2024.

Caminhão elétrico mais acessível da Tesla vai usar baterias à base de ferro

Uma versão mais acessível do caminhão elétrico da Tesla, denominada Semi Light, deverá contar com baterias à base de fosfato de ferro e lítio (LFP), segundo planeja a montadora. Essa versão do veículo não tem ainda uma data de lançamento confirmada, mas não será a única a receber componentes LFP.

Unidades futuras do Model 3 e do Model Y também devem acabar usando baterias à base de ferro. A maioria desses modelos da Tesla nos Estados Unidos, atualmente, usa baterias à base de níquel – e a alteração deve ajudar a diminuir o preço final ao consumidor.

Leia a matéria completa aqui.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!