Domingo, Novembro 24, 2024
spot_img
InícioESPORTESDe promessa do Coxa a aposta do Grupo City: conheça Yan Couto,...

De promessa do Coxa a aposta do Grupo City: conheça Yan Couto, estreante na seleção

spot_img

Com a lesão de Vanderson, do Monaco, Fernando Diniz abriu o leque para uma nova experiência na seleção brasileira e apostou no nome de Yan Couto, de apenas 21 anos, que atualmente defende o Girona, sensação do Campeonato Espanhol na atual temporada. 

Mas quem é Yan? E o que fez o lateral direito ser lembrado por Diniz? Para começar a responder essas perguntas, é importante traçar uma linha do tempo da trajetória deste “piá”.

Natural de Curitiba, o defensor surgiu de forma meteórica na base do Coxa e rapidamente gerou o interesse de gigantes do futebol europeu. No Couto Pereira, Yan impressionou pela rapidez no processo de maturação, atuando quase sempre em categorias acima da sua idade.

O ápice na base surge com a conquista da Copa do Mundo sub-17 em 2019 com a seleção brasileira, onde teve participação segura e importante durante toda a campanha.

Tanto que no ano seguinte, quando completou 18 anos, Yan Couto trocou o Coritiba, com apenas dois jogos no profissional, pelo Manchester City, custando cerca de R$ 36 milhões aos cofres ingleses à epoca.

Com a pouca idade e falta de bagagem,. Yan Couto logo foi emprestado para o Girona, representante espanhol do Grupo City, que gere o clube de Manchester. Em sua chegada na Catalunha, o jovem brasileiro logo deu seu recado.

“Vim do Manchester emprestado para cá para que eu melhore meu futebol, vai ser uma boa temporada para eu me adaptar à Europa. Espero evoluir e voltar ao City melhor do que cheguei”, declarou.

O bom desempenho na segunda divisão espanhola trouxe à tona as principais virtudes de Yan. Com liberdade para atacar, o brasileiro atuou como um ala em muitos momentos e, como um verdadeiro construtor pelos lados, distribuiu cinco assistências na temporada, chamando a atenção do português Braga, que acertou sua contratação por empréstimo.

Em Portugal, beneficiado pelo esquema de jogo do Braga, que, em muitos momentos atuou no 3-5-2, Yan descarregou seu repertório técnico e mostrou ainda mais evolução no plano tático. Não à toa foi o terceiro jogador que mais criou grandes chances na equipe portuguesa na temporada 2021/2022.

O destaque foi tanto, que Yan chegou a ser lembrado entre os 100 candidatos ao Golden Boy prêmio do diário italiano Tuttosport, que elege o melhor jogador sub-21 do futebol europeu na temporada.

Cobiçado, o jovem brasileiro entrou na mira de clubes como Celtic, Fenerbahçe e Olympiakos, mas o Manchester City manteve o plano: ter o jogador no radar para o futuro. Com isso, os citizens trataram de mandar Yan de volta para o Girona.

De volta à Catalunha, Yan Couto mostra uma evolução em relação a sua primeira passagem pelos Albirrojos: maior competência em suas ações sem a bola. O equilíbrio entre as duas fases (ofensiva e defensiva) faz o brasileiro ter sequências importantes na temporada 2022/2023, somando 26 jogos, com um gol e duas assistências. 

Na atual temporada, mais do mesmo. Peça importante no elenco capitaneado por Miguel Muñoz, Yan participou de sete dos oito jogos do Girona no Campeonato Espanhol e já contribuiu com um gol e uma assistência.

O desempenho do “Piá do Couto” fez Diniz não titubear ao receber a notícia da lesão de Vanderson. É claro que Yan ainda precisa de desafios maiores no cenário europeu para seguir evoluindo e se firmar como opção, mas a margem de crescimento é clara e todos (em especial os representantes do Grupo City) sabem disso.

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img