Após explosão no primeiro grande teste com a Starship, é grande a expectativa para a nova tentativa de lançamento do foguete mais ousado já construído pela SpaceX, e um dos maiores do mundo. O CEO da empresa espacial, Elon Musk, disse que existe uma “chance decente” de sucesso.
Leia mais
Segundo lançamento da Starship
Novo sistema de lançamento será testado, diz Musk
A Starship será a responsável por levar a tripulação da missão Artemis III, da Nasa, à Lua. Essa será a primeira aterrissagem lunar tripulada desde a missão Apollo 17, realizada em dezembro de 1972.
Os atrasos na preparação do foguete, no entanto, fizeram com que funcionários da agência espacial dos Estados Unidos dissessem várias vezes que estão de olho no progresso da SpaceX. Segundo Jim Free, administrador associado da diretoria de missão de desenvolvimento de sistemas de exploração da agência, ainda há tempo para cumprir as diretrizes da Nasa.
Elon Musk disse, no início de maio, que o sistema da Starship estaria pronto para um novo voo em “seis a oito semanas”. A SpaceX também garantiu que implementou todas as 57 ações necessárias para o próximo voo.
Mas a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) alertou, no final de setembro, que os processos regulatórios necessários para resolver os problemas da primeira tentativa de lançamento ainda não estão finalizados.
O voo 2, como Musk chama o próximo lançamento da Starship, incluirá as principais mudanças que a SpaceX implementou recentemente na Starship. Por exemplo, o foguete acenderá seus motores de segundo estágio antes que os dois estágios do veículo se separem completamente. Essa é a primeira vez que a SpaceX tentará isso.
Eu diria que essa é a parte mais arriscada do voo. Se os motores acenderem e a nave não explodir durante a encenação, então acho que temos uma chance decente de chegar à órbita.
Elon Musk, CEO da SpaceX
Se o sistema funcionar de acordo com o planejado, a Starship fará menos do que uma órbita completa da Terra antes de cair no Pacífico nas proximidades da costa do Havaí. O próximo teste chave em voo será o escudo térmico, até agora não testado.
Fonte: Olhar Digital
Comentários