Novo relatório da UNICEF lançado esta semana destaca os impactos cada vez maiores das mudanças climáticas nas crianças ao redor do mundo.

Conforme o relatório, cerca de 20 mil crianças estão sendo deslocadas todos os dias devido aos efeitos de tempestades, inundações, incêndios florestais e outros fenômenos climáticos extremos exacerbados pelas mudanças climáticas, informa o Africa News.

O que informa o relatório

Meninas em grande risco

Outro ponto alarmante destacado pelo relatório é o aumento do risco para meninas adolescentes. Elas enfrentam maior risco de gravidez precoce e violência durante os deslocamentos causados pelos fenômenos climáticos extremos. Isso evidencia a urgência de se tomar medidas para proteger essa população vulnerável.

Diante desses dados alarmantes, a UNICEF enfatiza a necessidade de os formuladores de políticas e o setor privado considerarem os riscos enfrentados pelas crianças devido aos fenômenos climáticos extremos.

Além disso, é essencial que serviços vitais, como educação e cuidados de saúde, estejam preparados para lidar com desastres e sejam inclusivos, de forma a ajudar as crianças e suas famílias a se recuperarem dessas situações desafiadoras.