O Information Commissioner’s Office (ICO) alertou, nesta sexta-feira (6), o Snapchat para o uso do My AI, seu chatbot de IA, por crianças e adolescentes. Segundo o órgão fiscalizador de dados do Reino Unido, o aplicativo tem falhado em avaliar adequadamente os riscos de privacidade, o que pode resultar no banimento da tecnologia no país.
O que você precisa saber:
As conclusões provisórias da nossa investigação sugerem uma falha preocupante da Snap em identificar e avaliar adequadamente os riscos de privacidade para crianças e outros utilizadores antes de lançar o My AI.
John Edwards, membro do ICO.
De acordo com a Reuters, o regulador destacou que o resultado das investigações não significa necessariamente que o aplicativo de mensagens tenha violado as leis britânicas de proteção de dados, por isso, aguardará detalhes do processo de privacidade da empresa.
My AI passou por um processo robusto de revisão legal e de privacidade antes de ser disponibilizada publicamente. Continuaremos a trabalhar de forma construtiva com o ICO para garantir que eles se sintam confortáveis com nossos procedimentos de avaliação de risco.
Porta-voz da Snap em comunicado.
As investigações do ICO foram focadas em como o My AI processa os dados pessoais de cerca de 21 milhões de usuários do Snapchat no Reino Unido, incluindo crianças e adolescentes de 13 a 17 anos.
Lançado em abril, o chatbot da Snap é alimentado pela tecnologia da OpenAI, empresa responsável por lançar holofotes na IA generativa com o lançamento do ChatGPT. O My AI integra grupos de conversas no app e até recomenda filtros. Recentemente, a plataforma também ganhou outro recurso baseado em IA que transforma selfies em ilustrações digitais.
Fonte: Olhar Digital
Comentários