Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026
Menu
DOURADOS

Na UFGD, Riedel fala de sustentabilidade e desenvolvimento inclusivo à população

06/10/2023 às 09:32
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Na UFGD, Riedel fala de sustentabilidade e desenvolvimento inclusivo à população

Palestrante na noite de quinta-feira (5/10) na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), o governador Eduardo Riedel (PSDB) disse que o objetivo principal do mandato é proporcionar ações inclusivas que deem oportunidade à população, levando assim o crescimento das pessoas e famílias em termos de renda. 

A fala ocorreu pouco antes do chefe do Executivo estadual discursar aos estudantes dos cursos de Administração e Ciências Econômicas e de pós-graduação em Agronegócios, participantes do 3º Simpósio de Agronegócios e Sustentabilidade e do 6º Simpósio de Administração e Economia, realizado simultaneamente no Auditório Central da Instituição, na Cidade Universitária. 

“Estamos aqui para apresentar [aos participantes] os caminhos de desenvolvimento do Estado. A industrialização, o desenvolvimento agropecuário, a economia do Estado e os eixos que estamos buscando em termos de estratégia, para poder, não só desaguar nesse desenvolvimento, mas que ele seja inclusivo, dando oportunidade para as pessoas, que é nosso objetivo final. Que Mato Grosso do Sul cresça e carregue junto o crescimento das pessoas e das famílias em termos de renda, salário, bem estar e qualidade de vida”, disse.

Essa foi a primeira vez que Eduardo Riedel palestrou aos acadêmicos da Federal após a eleição para o Governo.

Com o tema “A Gestão Pública do Mato Grosso do Sul, o Agronegócio e sua função para o Desenvolvimento Econômico”, ele falou sobre sustentabilidade e como o Estado precisa se planejar visando o futuro. 

“Estamos olhando para frente e estamos enxergando o Mato Grosso do Sul que temos a responsabilidade de conduzir nos próximos anos. Gestão pública, agronegócio, sustentabilidade e desenvolvimento econômico são temas correlatos e atuais em relação ao que estamos vivendo no Estado. Temos um plano de governo diferente, com planejamento estratégico, com quatro grandes diretrizes, eixos, que são ‘Próspero, Inclusivo, Verde e Digital’, e planos de ação com correlação”, afirmou durante a palestra. 

Dentro da dinâmica da sustentabilidade, o governador também lembrou da intenção de levar Mato Grosso do Sul a se tornar o primeiro Estado do país a se tornar ‘carbono neutro’ até 2030. 

“Hoje, não cabe mais discutir desenvolvimento que não seja sustentável. Sustentabilidade hoje é economia, com preservação da biodiversidade, balanço de carbono e água que são os três grandes eixos de sustentabilidade. E serão cada vez mais importantes se tiverem valor. E o Mato Grosso do Sul está muito bem posicionamento no que diz respeito a isso”, relatou.

Competitividade

À imprensa, Riedel ainda falou sobre a importância dos investimentos do Governo do Estado para atrair o capital privado, desenvolvendo negócios e oportunidades às pessoas. 

“O investimento privado acontece onde o investidor se sinta seguro, tenha confiança, que as regras serão mantidas, onde ele tenha competitividade pela infraestrutura e mercado. Assim, atrai o capital privado. É ele que desenvolve negócio e gera oportunidades para as pessoas. A estratégia do governo é essa, criar esse ambiente, fazer investimento para proporcionar competitividade e o resultado são os investimentos que estamos vendo e criando oportunidade para pessoas”, finalizou. 
 

Foto interna: Governador foi palestrante durante simpósio realizado na noite de ontem na UFGD – Foto: Adriano Moretto/Dourados News

Fonte: Dourados News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias