Polícia Federal cumpre mandados em área de conflito em Dourados
Anuncie Aqui
A Polícia Federal executa mandados em área de conflito em Dourados
Nesta manhã de sexta-feira (6/10), a Polícia Federal deu início à Operação Py’aguapy, cumprindo um mandado de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Dourados.
As ações ocorrem em Dourados e Nova Olímpia (MT) e envolvem 60 policiais federais.
De acordo com uma nota oficial divulgada nesta manhã, as investigações tiveram início após um conflito agrário entre indígenas e sitiantes.
Os indícios apontam para o uso de armas de fogo e armas artesanais, como flechas, armas brancas e até coquetéis molotov.
No decorrer do conflito, pelo menos dois indígenas foram hospitalizados com lesões resultantes de disparos de arma de fogo. Os envolvidos, conforme sua participação, poderão enfrentar acusações de tentativa de homicídio e lesão corporal.
A operação recebeu o nome “PY’AGUAPY”, que significa paz ou pacificação em Guarani.
Confronto na Perimetral
Hoje (6/10), indígenas que ocupam uma área de retomada próxima à Perimetral Norte, em Dourados, entraram em confronto e expulsaram equipes da Polícia Federal que estavam iniciando uma operação no local.
Há relatos de ataques por parte dos indígenas utilizando pedras e rojões lançados contra os agentes, que responderam com tiros de efeito moral.
Quando questionada no final da manhã desta sexta-feira (6/10) se houve feridos ou danos ao patrimônio público devido ao ataque às viaturas, a Polícia Federal informou ao Dourados News, por meio de sua assessoria de imprensa, que não possui informações sobre o assunto.
Fonte: Dourados News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários