A Renault e a Volvo anunciaram nesta sexta-feira (6) que fecharam um acordo para o lançamento de uma joint venture focada em vans elétricas. Segundo informações da Reuters, o grupo de transporte CMA CGM também fará parte do projeto, que deve lançar o veículo oficialmente em 2026. 

O que você precisa saber: 

Embora não exista detalhes sobre a participação da CMA CGM no empreendimento, juntas, as três empresas também investirão 120 milhões de euros através do PULSE, fundo energético da CMA focado na descarbonização dos setores de transporte e logística.

Por ora, o grupo assinou apenas uma carta de intenções não vinculativas ao projeto, mas ele deve auxiliar na adaptação do design às necessidades das empresas de logística e no apoio à cadeia de abastecimento.

Ainda conforme relatado pela agência de notícias, a nova companhia da Renault e Volvo pode vir amparada pela marca Renault Trucks, braço focado na fabricação de caminhões que já é de propriedade da Volvo. Vale pontuar que a Mercedes-Benz também é parceira de longa data na fabricação de vans da empresa francesa, mas aparentemente não tem participação no novo empreendimento. 

O boom das vans elétricas na Europa

Prevê-se que o mercado de vans elétricas na Europa triplique de tamanho até 2030, conforme análise de mercado das empresas. Elas ainda acrescentaram que suas futuras vans reduzirão em 30% os custos globais de utilização para clientes de logística.

O funcionamento da joint venture entre Renault e Volvo está previsto para começar no primeiro semestre de 2024, sujeito a processos de aprovação regulatória.