A Samsung anunciou uma atualização no aplicativo Samsung Health Monitor que vai ajudar usuários a detectar problemas para dormir. Trata-se de um recurso de monitoramento de apneia do sono, que já foi aprovado pelo Ministério de Segurança Alimentar e Medicamentos da Coreia e deve chegar aos aparelhos Galaxy Watch por lá já no começo do ano que vem.

Apneia do sono

(Foto: Samsung/Divulgação)

Novidade da Samsung

Apesar de comum, os sintomas são difíceis de compreender e dependem de acompanhamento médico. A Samsung, então, adicionou o recurso a outros já disponíveis no Galaxy Watch, como a detecção de eletrocardiograma e notificação de ritmo cardíaco irregular.

Segundo Hon Pak, vice-presidente e chefe da equipe de saúde digital da Samsung Electronics, em comunicado, a intenção é fornecer um recurso que ajuda a reconhecer o distúrbio em estágios inicias, antes que piore.

Imagem: Pexels

Como funciona o monitoramento da apneia do sono

O recurso de apneia do sono aproveita o Sensor BioActive do Galaxy Watch para monitorar os níveis de oxigênio no sangue durante o sono. Assim, ele identifica a obstrução moderada, analisa os índices do oxigênio e detecta o Índice de Apneia-Hipopneia (o número de ocorrências por hora, que ajuda a dizer quão grave a condição é).

O dispositivo monitora o sono duas vezes durante mais de quatro horas por 10 dias. Depois, avalia se a pessoa apresenta os sintomas ou não.

Ele estará disponível nos aparelhos Galaxy Watch da Coreia a partir de atualizações do Samsung Health Monitor no início de 2024.