Já pensou visitar um pedaço de Marte sem sair da Terra? A Walt Disney Imagineering, em parceria com a Nasa, anunciou uma série de novidades relacionadas ao planeta vermelho. O solo marciano e um protótipo da roda do rover Perseverance agora são atrações do parque temático da Disney na Flórida.

Leia mais

Mission: SPACE, da Disney

Rover Perseverance e a superfície de Marte

As atrações podem ser conferidas desde a última quarta-feira (04). Os visitantes poderão ver as marcas dos pneus da Perseverance em uma simulação do que é o solo de Marte.

Há ainda uma placa exibindo uma imagem do equipamento espacial e com a data de 18 de fevereiro de 2021. Esse foi o dia que o rover Perseverance pousou na superfície marciana.

“O Perseverance é o primeiro de uma equipe internacional de robôs. Seu trabalho é coletar amostras de rochas de Marte para serem devolvidas à Terra para responder à pergunta: houve vida em Marte?”, diz a placa.

Para reproduzir esse cenário de Marte, a Disney emprestou um protótipo de roda de rover do Laboratório de Propulsão a Jato em Pasadena, na Califórnia, onde o Perseverance foi construído e testado antes de seu lançamento oficial. A agência espacial norte-americana também forneceu um arquivo de impressão 3D para recriar os tubos de amostra e imagens tiradas pelo rover para os artesãos da Disney usarem ao modelar a superfície marciana.

O rover Perseverance tem coletado amostras das características biológicas e geológicas do planeta vermelho. A duração da missão do robô era, inicialmente, de pelo menos um ano em Marte, o que representa 687 dias na Terra.

Essa não é a primeira exposição da Disney com a presença de um equipamento espacial. Quando o novo pavilhão foi inaugurado em 15 de agosto de 2003, uma réplica do Mars Exploration Rovers Spirit and Opportunity marcou presença no local. Os trilhos que deixou foram colocados em exposição junto com uma placa inscrita com as palavras do então administrador da Nasa, Sean O’Keefe: “Estamos de volta… e estamos em Marte.”

A placa Spirit and Opportunity permaneceu no local por 20 anos até agosto de 2023, quando foi removida para a realização de reparos na entrada do parque.