Os planos de Elon Musk com a SpaceX são ousados. O bilionário nunca escondeu o desejo de levar sua empresa espacial até Marte. Mas agora, ele revelou mais detalhes sobre o objetivo.

Musk se apresentou no Congresso Internacional de Astronáutica no Azerbaijão nesta quinta-feira (5). O bilionário comentou ainda sobre a evolução da próxima tentativa de lançamento do foguete Starship.

“Acho que é viável nos próximos quatro anos fazer um teste de pouso não tripulado lá [marte]”, disse Musk sobre os planos da SpaceX em Marte.

Apesar da declaração, não dá para ignorar o histórico de prazos do bilionário. Apesar do sucesso notável da SpaceX em voos espaciais, o CEO já deu diversos prazos irreais para alguns objetivos da empresa. Foi ele quem falou, por exemplo, que poderia fazer um voo tripulado para o Planeta Vermelho em 2024.

Starship pode voar em breve, segundo Musk

Nesse momento, os esforços da SpaceX estão focados no segundo teste da Starship. Em abril o foguete explodiu após a decolagem e agora a empresa diz ter corrigido os problemas e aguardar autorização regulatória para um segundo voo. 

Musk disse por meio de vídeo que a SpaceX não quer “definir expectativas muito altas” após a explosão no último voo. “Se os motores ligarem e a nave não explodir… acho que temos uma boa chance de alcançar a órbita”, disse o bilionário.

A pilha formada pelos protótipos Booster 7 (do propulsor Super Heavy) e Ship 24 (da espaçonave Starship) posicionada na plataforma de lançamento 30 minutos antes do horário previsto para a decolagem. Crédito: SpaceX

Projetada especialmente para levar pessoas e cargas à Lua e a Marte, a Starship também deve ser usada em uma série de outras tarefas, como lançar a maioria dos satélites de internet Starlink 2.0 de próxima geração da SpaceX à órbita da Terra.

A Starship não saía do chão há quase dois anos. Em maio de 2021, um protótipo de estágio superior de três motores chamado SN15 subiu cerca de 10 km nos céus acima da Starbase antes de voltar à Terra em um pouso vertical.