A empresa francesa Eviden, que faz parte do grupo de cibersegurança, nuvem e computação de alto desempenho Atos, e a alemã ParTec, que atua na supercomputação modular, irão trabalhar em conjunto para o desenvolvimento do primeiro supercomputador exascale da Europa. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira (05).
Leia mais
Investimento pesado
O supercomputador europeu
O JUPITER será o primeiro sistema na Europa a ultrapassar a barreira dos bilhões de cálculos por segundo. O objetivo é apoiar o desenvolvimento de modelos de alta precisão de sistemas complexos, que possam ajudar a resolver questões relacionadas a áreas como mudanças climáticas, pandemias e energia de fusão. A tecnologia também pode potencializar o uso de inteligência artificial.
Um exascale é um sistema de computação de alto desempenho capaz de realizar um bilhão de cálculos por segundo. O desenvolvimento de supercomputadores do tipo apresenta vários desafios técnicos, incluindo consumo de energia, gerenciamento de calor, escalabilidade e otimização de software.
O primeiro supercomputador exascale do mundo é o Frontier, construído pela Hewlett Packard Enterprise (HPE) e alojado no Oak Ridge National Laboratory, no Tennessee, Estados Unidos. Ele foi implantado em 2021 e atingiu a capacidade total em 2022. Agora, deve ser substituído por El Capitan no Laboratório Nacional Lawrence Livermore, na Califórnia, também pela HPE.
Já o supercomputador mais rápido da Europa, de propriedade da EuroHPC JU, é o Lumi (Large Unified Modern Infrastructure). Ele fica no centro de dados CSC em Kajaani, na Finlândia e começou a operar em 2021. A tecnologia é considerada, até agora, a terceira mais rápida do mundo.
Fonte: Olhar Digital
Comentários