Autoridades europeias têm manifestado preocupação em relação ao avanço da inteligência artificial. Em vários países há discussões sobre a criação de maneiras para supervisionar a IA. Agora, um projeto desenvolvido com o apoio da Comissão Europeia foi lançado para ajudar a preparar as agências nacionais europeias para essa missão.

Leia mais

O projeto prevê que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) reúna informações sobre como os países europeus estão atualmente supervisionando a IA. A entidade, então, montará uma lista de recomendações de “melhores práticas”.

A agência holandesa de infraestrutura digital (IDI) ajudará a Unesco na comunicação e reunião com grupos de trabalho nacionais de toda a Europa. As informações são da Reuters.

A Unesco tem sido uma voz importante nos debates sobre inteligência artificial, com diretrizes éticas apresentadas em 2021 adotadas por todos os 193 Estados-membros. A nova iniciativa é considerada como uma espécie de preparação das autoridades europeias antes da aprovação da Lei de IA, uma ampla legislação que deve reger o uso da tecnologia no bloco europeu.

Segundo Nathalie Berger, diretora do serviço da Comissão Europeia que ajuda os Estados a aprovar reformas, a Lei de IA deve ser aprovada ainda em 2023. No entanto, levará mais dois anos para que a nova legislação entre em vigor totalmente.

Necessidade de regulamentação da IA é discutida pela União Europeia (Imagem: Shutterstock/Thapana_Studio)

Lei de IA da União Europeia