As garras robóticas são instrumentos úteis e seguros para manusear diversos objetos. Algumas, inclusive, já estão se tornando mais sensíveis à pressão para lidarem com elementos frágeis, como levantar ovos ou vidros, por exemplo. No entanto, apesar da versatilidade, as garras ainda têm baixa capacidade de levantar peso, cedendo facilmente.
Até agora. Pesquisadores do Centro de Pesquisa em Robótica Inteligente do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia criaram uma garra robótica que pesa apenas 130 gramas, mas consegue levantar objetos de mais de 100 quilos.
Garra robótica
A garra robótica em questão conseguiu aumentar a capacidade de peso usando uma estrutura inspirada em têxteis, ao invés do método convencional de usar materiais rígidos.
O projeto se aproveita de uma técnica de tecelagem que entrelaça os fios a um tecido forte, que é usado em peças na indústria têxtil há anos.
Além disso, a equipe usou um plástico PET fino para projetar as pinças, que se entrelaçam e se desenrolam da estrutura de fios conforme a necessidade de puxar um objeto.
Rápida e barata
Fonte: Olhar Digital
Comentários