Botafogo tem melhor sequência contra o Flu em 15 anos

O Botafogo completou a trinca de vitórias no clássico contra o Fluminense em 2023. Há 15 anos o feito não acontecia, e desta vez as vitórias sobre o rival podem ser fundamentais para o retorno do Alvinegro ao topo do Brasil.

Em seu pior momento no Brasileirão, o Botafogo demitiu Bruno Lage no meio da semana, em uma tentativa de dar um fim à crise de resultados. O trabalho do técnico português não vingou no elenco alvinegro, com experiências que fizeram os próprios jogadores manifestarem descontentamento. O clássico contra o Fluminense, que no meio da semana confirmou presença na final da Libertadores, era fundamental para virar a chave e manter-se com folga segura no topo da tabela.

Comandado de forma interina por Lúcio Flávio, o Botafogo sobrou fisicamente sobre o Fluminense nos 25 minutos iniciais. Bastou para abrir 2 a 0 – e poderia ter sido mais. O roteiro foi parecido ao dos tempos de Luís Castro e Caçapa: um time bem postado defensivamente e com transição rápida para contra-ataques letais, explorando a velocidade e força física dos homens de frente. Barrado por Lage, Tiquinho Soares foi, inclusive, o melhor em campo.

No agregado de 2023, o “Clássico Vovô” terminou em 4 a 0 para o Botafogo. O primeiro jogo, em janeiro, terminou em 1 a 0 pelo Carioca, e havia sido pouco significativo para as duas equipes, ainda voltando de pré-temporada. Já o primeiro clássico no Brasileirão foi diferente. O Alvinegro era líder do torneio, mas poderia ser ultrapassado pelo Fluminense na sétima rodada. A vitória foi fundamental para consolidar o clube, então com Luís Castro, como líder absoluto. Assim como a vitória deste domingo, com a ajuda ainda do deslize de todos os concorrentes diretos na rodada.

O Botafogo é, inclusive, o único clube a ter vencido o Fluminense como visitante em 2023. Venceu duas vezes, uma em janeiro e a outra neste domingo. O time de Fernando Diniz estava invicto em casa há 26 jogos.

A última vez que o Botafogo venceu três vezes seguidas o clássico tinha sido em 2008. Naquela temporada, o Alvinegro bateu o Tricolor nos três primeiros confrontos, todos pelo Carioca. No Brasileirão, manteve-se invicto, porém com dois empates.

100% de aproveitamento em uma temporada? Apenas em 1962. Naquele ano as equipes se encontraram duas vezes pelo Carioca e uma vez pelo Torneio Rio-São Paulo. O placar agregado foi o mesmo, de 4 a 0.

No Brasileirão de 2023, o Botafogo perdeu apenas um dos clássicos disputados até aqui, contra o Flamengo, justamente na fase de derrotas com Bruno Lage no comando. No primeiro turno, o Alvinegro havia batido o Rubro-Negro e o Vasco. Ainda resta um clássico contra o Cruz-Maltino no campeonato.

Fonte: Ogol

Comentários