Em setembro, arqueólogos anunciaram a descoberta de uma ferradura para cavalos que pode datar a Era Viking, há cerca de 1.000 anos. O objeto conta com rédeas de couro e, segundo os pesquisadores, é “extremamente raro”.
O item foi encontrado em montanhas da Noruega, na passagem de Lendbreen — utilizada por vikings em viagens de longa distância, segundo um estudo publicado na revista Antiquity.
A descoberta, como relatou o Miami Herald, foi possível graças ao derretimento de gelo devido à alta temperatura no verão mais quente já registrado.
As imagens da ferradura foram postadas no Facebook pelo Secrets of the Ice, programa de arqueologia glacial da Noruega que fez a descoberta.
Segundo os arqueólogos, “o freio de cavalo de ferro, com partes da rédea de couro preservadas, pode muito bem ser da Era Viking, quando o tráfego pela passagem estava no auge”.
Os cavalos eram uma parte importante da mitologia nórdica antiga e às vezes eram sacrificados e enterrados junto com os mortos. Eles não eram realmente usados como cavalaria — os vikings lutavam a pé.
Lars Holger Pilø, codiretor Secrets of the Ice à WordsSideKick.com.
Em seu site, o Secrets of the Ice relata que Lendbreen era uma passagem popular na Era Viking, e anteriormente já revelou outros itens e materiais desse período como lanças, esterco e ossos de cavalo.
Este é um lugar onde os viajantes teriam usado a neve da ravina para uma caminhada fácil, em vez de lutar entre as pedras do cascalho. Eles deixaram muitos achados na ravina, que [foram] preservados pela neve e pelo gelo daqui.
Lars Holger Pilø, codiretor Secrets of the Ice, ao McClatchy News.
De acordo com o estudo de 2020, também realizado pelos arqueologistas do Secret of the Ice, revelam que foram encontradas mais de 100 pilhas de pedras conhecidas como “cairns” demarcando a rota de Lendbreen. Cerca de 800 novos artefatos vikings também foram encontrados.
Fonte: Olhar Digital
Comentários