A Samsung considera expandir o suporte para atualizações de segurança para mais de cinco anos. Hoje em dia, poucas fabricantes conseguem oferecer o que a empresa sul-coreana oferece: quatro anos de atualizações do Android e cinco anos de updates de segurança.

Para quem tem pressa:

Quem falou sobre a expansão da cobertura das atualizações de segurança foi Shin-Chul Baik, engenheiro e gerente do programa técnico da equipe de segurança da divisão Mobile Experience da Samsung. Ele conversou com a equipe do site SamMobile na Conferência de Desenvolvedores de 2023 da companhia, em São Francisco (EUA).

A nova informação vem pouco depois do Google anunciar que seus celulares Pixel – e dispositivos subsequentes – agora receberão sete anos de atualizações do sistema operacional Android e de segurança.

Expansão de atualizações na Samsung

Pessoa segurando um Samsung Galaxy S23 lilás
(Imagem: Framesira/Shutterstock)

Baik revelou que se discute, na Samsung, o que a empresa deveria fazer em relação às atualizações de segurança de longo prazo, além dos cinco anos de suporte que ela oferece atualmente.

Ele mencionou que essa visão de oferecer a dispositivos por mais tempo está alinhada com a Samsung e que, à luz das novas regulamentações que tem surgido, a empresa sul-coreana se prepara para ir além do seu atual período de suporte de cinco anos.

É importante entender a escala na qual a Samsung atualmente fornece atualizações de segurança de software:

Mais de um bilhão de dispositivos são atualizados todos os meses e mais de dez bilhões anualmente;
Mais de 150 modelos recebem atualizações de segurança em seus cronogramas de lançamento mensal, trimestral e semestral em mercados ao redor do mundo.

Fachada da empresa Samsung
(Imagem: Arcansel/Shutterstock)

Baik mencionou que a Samsung investiu uma quantidade incrível de recursos para tornar isso possível. A empresa foi fundamental na priorização das atualizações de segurança mensais para todo o ecossistema Android, segundo o SamMobile.

Isso porque ela foi pioneira nos lançamentos de manutenção de segurança, pois trabalhou com o Google para estabelecer isso e ampliou exponencialmente a partir daí.

No entanto, isso não significa necessariamente que pode haver suporte para mais de quatro atualizações do sistema operacional Android e da interface One UI da Samsung. Do ponto de vista da segurança, a ideia de fornecer um suporte de segurança aprimorado certamente está em consideração na Samsung.