A startup japonesa Tsubame Industries desenvolveu robô gigante chamado ARCHAX, com 4,5 m de altura e 3,5 toneladas.

O robô possui cabine equipada com monitores que transmitem imagens de câmeras externas, permitindo ao piloto controlar os movimentos dos braços e mãos por meio de joysticks. Além disso, o ARCHAX pode se transformar em veículo que anda a até 10 km/h.

Confira a apresentação do robô abaixo:

アーカックス 第2弾PV 「No CG & Real Speed」|ツバメインダストリ” width=”500″ height=”281″ src=”https://www.youtube.com/embed/9OuePFOk0NY?feature=oembed” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share” allowfullscreen]

Usos do robô

Representação do dinossauro Archaeopteryx (Imagem: Catmando/Shutterstock)

Inspiração

“O Japão é muito bom em animação, jogos, robôs e automóveis, então pensei que seria ótimo se pudesse criar um produto que comprimisse todos esses elementos em um só”, disse Ryo Yoshida, executivo-chefe de 25 anos da Tsubame Industries, ao The Japan Times.

O país já apresentou diversas criações nesse campo, como um robô capaz de descascar uma banana sem esmagá-la, desenvolvido por engenheiros da Universidade de Tóquio.

Além disso, a startup japonesa Telexistence foca na utilização de robôs para repor estoques em lojas de conveniência. No entanto, o Japão também se destacou com a criação de robôs gigantes, como o Gundam da vida real, que possui 18 m de altura e 25 toneladas. Este robô chamou a atenção durante a pandemia de Covid-19.

Escala, nada e até dança: conheça os robôs Morphing

Pesquisadores da Colorado State University, nos EUA, desenvolveram um trio de robôs que podem transformar seus corpos e pernas para realizar funções como rastejar, dançar e até nadar. Esse sistema foi desenvolvido para imitar a forma como os organismos biológicos se adaptam na natureza.

Leia a matéria completa aqui