O Sindicato dos Roteiristas de Hollywood (WGA, sigla em inglês) ratificou, na segunda-feira (9), o acordo com a Aliança dos Produtores de Filmes e Televisão (AMPTP, sigla em inglês), que representa os estúdios nos EUA. Com isso, está oficialmente encerrada a paralisação da categoria, que ficou em greve por 148 dias — com o apoio do Sindicato dos Atores, o movimento se tornou o segundo maior da história. 

Para quem tem pressa: 

Entre os principais pontos da greve estava as renegociações salariais diante da inflação, a encomenda por séries de televisão com temporadas mais curtas e a falta de pagamento por ganhos residuais.  

O uso da IA generativa para reescrever ou adaptar textos também foi discutida, com os profissionais pedindo por uma regulamentação da tecnologia — a classe dos atores também discute o tema. 

A segunda maior greve da história 

Essa foi a segunda maior greve da história do WGA, tendo começado em maio e obtido apoio do Sindicato dos Atores (SAG, na sigla em inglês) em julho — eles também pediam melhorias em suas condições trabalhistas. 

Quando anunciado o novo acordo, o SAG parabenizou o WGA, mas ressaltou que segue em greve até concluir suas negociações com a AMPTP.