A sul-coreana Samsung deve amargar mais um resultado financeiro negativo. O lucro da empresa deve fechar o terceiro trimestre do ano com uma queda de 80% em relação ao mesmo período de 2022. Segundo analistas, o excesso de chips no mercado global é uma das explicações das perdas.

Leia mais

Excesso de chips continua sendo problema para Samsung

Maior fabricante mundial de chips e smartphones, a Samsung anunciará seus resultados preliminares do terceiro trimestre nesta quarta-feira (11).

Estimativas de analistas financeiros indicam que o lucro operacional provavelmente vai cair para US$ 1,56 bilhão, menos de R$ 8 bilhões, no trimestre de julho a setembro. O resultado é 80% menor em relação ao mesmo período de 2022.

Segundo especialistas, essa queda é motivada pelas sequentes perdas trimestrais no mercado de chips, setor mais lucrativo da empresa e que vem sofrendo em função do aumento do estoque e da consequente redução no preço dos produtos. No segundo semestre deste ano, por exemplo, a empresa teve pior resultado operacional em 14 anos.

A Samsung chegou a anunciar cortes na produção de chips, mas não foi o suficiente para reverter o cenário. Agora, analistas afirmam que os estoques estão baixos o suficiente para que a demanda se recupere no início do próximo ano.

As informações são da Reuters.

Chips da Intel
Samsung tem registrado sequentes perdas no mercado de chips (Imagem: Wallpaper Flare)

Demanda causada pela IA pode ser solução