Neste mês, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicação, o CPQD, inaugurou o Núcleo de Evolução Tecnológica, em Campinas, no Estado de São Paulo.

Para quem não conhece, o CPQD nasceu como um braço da Telebras. Com a privatização das telecomunicações em 1998, a entidade se tornou privada e sem fins lucrativos.

O novo hub tem objetivos bem complexos: levar internet para aldeias indígenas na Amazônia, criar uma rede de recarga para carros elétricos e pesquisar energias renováveis, por exemplo.

Para falar mais sobre o assunto, recebemos o Frederico Nava, diretor de Tecnologia e Novos Produtos do CPQD. Ele contou um pouco sobre a atuação do centro e sobre os objetivos desse novo hub em Campinas.

O CPQD completou esse ano 47 anos de existência e há 25 anos atrás, houve a privatização do sistema Telebras, e o CPQD virou uma fundação privada, onde todos os nossos resultados são reinvestidos aqui dentro. Esse ano nós inauguramos um núcleo de evolução tecnológica do CPQD. É uma modernização e expansão dos nossos ambientes de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Ele abriga dois principais grandes laboratórios que nós temos, que é o de conectividade e o de energias renováveis.

Frederico Nava

Acompanhe a entrevista completa!