Conforme noticiado pelo Olhar Digital, a sonda Psyche, da NASA, está programada para ser enviada ao espaço nesta quinta-feira (12), às 11h16 (pelo horário de Brasília). A missão vai voar em um foguete Falcon Heavy, da SpaceX.
Na terça-feira (10), o veículo foi devidamente posicionado na Plataforma de Lançamento 39A do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida.
Para quem tem pressa:
Se tudo sair de acordo com o planejado, após se desacoplar do foguete, a espaçonave de alta tecnologia inicia uma jornada de 3,5 bilhões de km rumo ao Cinturão de Asteroides – uma região do Sistema Solar formada por diversos detritos rochosos localizada entre as órbitas de Marte e Júpiter.
O objetivo é estudar em detalhe asteroide 16 Psyche, que dá nome à missão – uma rocha espacial de cerca de 225 km de diâmetro que se acredita ser muito rica em metais.
Além disso, especula-se que o objeto seja o núcleo de ferro remanescente de um planetesimal (um bloco de construção de um planeta) – algo semelhante ao núcleo da Terra. Por isso, a investigação deste corpo pode trazer revelações sobre o nosso próprio mundo. (Saiba mais detalhes sobre o asteroide e a missão Psyche aqui).
Missão Psyche representa estreia do Falcon Heavy a serviço da NASA
De acordo com um comunicado da NASA, caso a decolagem seja impedida por qualquer razão (a previsão de clima favorável para quinta-feira, por exemplo, é de apenas 20%), a missão Psyche tem oportunidades de lançamento até 25 de outubro.
O Falcon Heavy é um foguete “peso pesado”, que consiste basicamente em três primeiros estágios do Falcon 9 montados lado a lado. Com isso, é capaz de colocar 63,8 toneladas em órbita baixa ao redor da Terra (contra as 22,8 toneladas da versão mais recente do Falcon 9), ou 16,8 toneladas em uma trajetória a caminho de Marte.
Ele é o segundo foguete mais poderoso atualmente em operação, atrás apenas do Space Launch System (SLS), da NASA.
O lançamento da missão Psyche representa a estreia do Falcon Heavy em serviço para a agência espacial norte-americana. Este será o 8º voo de um veículo deste tipo, mas o primeiro desse conjunto de propulsores em específico – cujos dois laterais serão recuperados e o central é descartável.
Fonte: Olhar Digital
Comentários