O Doodle do Google desta quarta-feira (11) está homenageando um brasileiro: o cantor e compositor Cartola, artista conhecido como o maior sambista da história da música brasileira. Fundador da escola de samba Mangueira, o também poeta e violinista completaria 115 anos hoje. 

O que você precisa saber: 

Cantando em bares locais e morando no Morro da Mangueira, Cartola se juntou a outros músicos em 1928 e fundou uma das mais tradicionais escolas de samba do Rio: a Estação Primeira de Mangueira, onde atuava como diretor de harmonia. 

O sambista chegou a viver um hiato na carreira, que foi encerrado após conhecer e se casar com Dona Zica, sua única esposa e maior entusiasta da carreira e vocação do companheiro. Juntos, o casal também comandou o Zicartola, uma casa de samba e restaurante que se tornou referência entre músicos da época no Rio. 

Em 1974, Cartola lançou, finalmente, seu primeiro LP. Outros três discos chegaram ao mercado após a estreia, que foi um sucesso absoluto. Seu primeiro show individual aconteceu apenas aos 70 anos, dois anos antes de sua morte, em 1980. 

Os Doodles são desenhos em formatos livres que aparecem em eventos, feriados ou dias de aniversários de pessoas consideradas relevantes pelo Google. A ferramenta funciona no site como um lembrete em logotipo, uma forma de homenagear algo ou alguém. 

Essa não é, claro, a primeira vez que o Google considera um artista brasileiro. Recentemente, o buscador homenageou Jorge Lafond, a “Vera Verão”, e o cantor e compositor João do Vale.