Um novo minério nunca antes visto foi encontrado por cientistas no início de outubro em um depósito na China. Um dos elementos presentes em sua composição é o nióbio, um metal do grupo das terras raras que pode atuar como supercondutor em baixas temperaturas.
Encontrar o nióbio no minério tem deixado os pesquisadores entusiasmados. O metal é atualmente usado na produção de aço, adicionando força ao material, sem acrescentar muito peso. Além disso, o elemento também é usado em ligas metálicas, podendo ser encontrado em aceleradores de partículas e outros equipamentos científicos avançados.
Autossuficiência da China e demanda por nióbio
A descoberta do novo minério pode ser muito importante para a China, que importa cerca de 95% do metal utilizado no país. De acordo com o professor de engenharia elétrica da Universidade Nacional de Singapura, Antonio H. Castro Neto, em resposta ao jornal South China Morning Post, dependo do volume e da qualidade do elemento encontrado no minério, a China poderá se tornar autosuficiente em sua produção.
Atualmente o maior exportador de nióbio é o Brasil, seguido bem longe pelo Canadá. No futuro, o metal poderá ter maior importância e demanda com o desenvolvimento de baterias de nióbio-lítio e nióbio-grafeno, que podem ser carregadas mais rapidamente e possuem uma durabilidade 10 vezes maior que as convencionais.
Fonte: Olhar Digital
Comentários