A CD Projekt Red, desenvolvedora responsável por Cyberpunk 2077, confirmou que uma das vozes do game foi criada por inteligência artificial. Segundo a Bloomberg, a tecnologia foi implementada em novas falas para a DLCPhantom Liberty e foi a escolha da empresa para continuar com a voz de um dos atores responsáveis pelos diálogos e que faleceu recentemente.

Leia mais:

O que você precisa saber:

O personagem é Viktor Vektor, ou apenas Vik, é o primeiro medicânico que o jogador encontra, logo nas primeiras horas do game e ele está na expansão Phantom Liberty de Cyberpunk 2077. A substituição da voz por conteúdo criado por inteligência artificial reproduz tudo que o ator responsável por ele falava.

O ator é Miłogost “Miłek” Reczek, a voz em uma das localizações do game para mercados distintos, que nesse caso é para a Polônia. Ele faleceu em 2021 e o diretor de localização, Mikołaj Szwed, chegou a considerar a regravação de todas as falas por outra pessoa, mas decidiu seguir com a reconstituição das conversas utilizando inteligência artificial. A empresa responsável pela tecnologia é a startup ucraniana Respeecher.

Voz em polonês de Viktor Vektor é feita por IA (Imagem: divulgação/CD Projekt Red)
Voz em polonês de Viktor Vektor é feita por IA (Imagem: divulgação/CD Projekt Red)

IA de Cyberpunk 2077 já recriou outras vozes

Segundo o responsável pela startup, a família do ator permitiu a criação de um algoritmo para que a voz de Viktor Vektor em polonês continuasse com tudo que Miłogost “Miłek” Reczek entregou durante a atuação em Cyberpunk 2077. Enquanto as falas seguem praticamente idênticas, a performance foi realizada por outra pessoa, chamada Janusz Zadura.

A startup já tem algum histórico no entretenimento, com destaque para a criação da voz de Mark Hamill em Luke Skywalker, durante suas aparições no seriado The Mandalorian, além da voz de Darth Vader durante Obi-Wan Kenobi.