Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026
Menu
DOURADOS

Temperatura em setembro ficou 2ºC acima da média histórica em Dourados

13/10/2023 às 11:46
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Temperatura em setembro ficou 2ºC acima da média histórica em Dourados

Boletim divulgado nesta semana pelo Guia Clima Embrapa traz um balanço das condições climáticas em Dourados, no mês de setembro. Conforme o levantamento, a temperatura média em Dourados foi de 25,4 °C, quase dois graus e meio superior à média histórica do mês, que é de 23 °C.

Em 25 dias as temperaturas superaram os 30 ºC, com máxima de 39,3 °C, no dia 25, a mais alta dos primeiros nove meses do ano.  Já a temperatura mínima foi de 8,4 ºC, em 15 de setembro. 

O boletim mostra ainda uma análise de Rio Brilhante, onde a temperatura média em setembro foi de 25,6 °C, mais de um grau e meio superior à média de 11 anos deste mês, que é de 24 ºC.

Em 25 dias as temperaturas superaram os 30°C, com máxima de 40,9 °C, em 25 de setembro, também a mais alta do ano. A temperatura mínima foi de 6,6 °C, no dia 15.  

A temperatura média em Ivinhema foi de 25,8 °C. Em 24 dias as temperaturas superaram os 30°C, com máxima de 40,1 °C, também em 25 de setembro. Da mesma forma que em Dourados e Rio Brilhante, foi a temperatura mais alta do ano. A temperatura mínima foi de 10,2 °C, no dia 15 do mês. 

As chuvas foram mal distribuídas na região de Dourados e em Ivinhema. Em Dourados choveu 65 mm, em cinco dias, aproximadamente 70% da média histórica, que é de 98 mm. A maior chuva foi de 37 mm, em 9 de setembro. Em Rio Brilhante as chuvas também foram escassas. Choveu 59 mm, em cinco dias, aproximadamente 60% da média de 11 anos de setembro, que é de 94 mm. A maior chuva foi de 27 mm, em 8 de setembro.

Em Ivinhema, o total de chuvas foi bem maior. Choveu 160 mm, em cinco dias. No entanto, quase 90% desse total, 138 mm, ocorreram nos dias 8 e 9 de setembro. A maior chuva foi de 99 mm, em no dia 9. 

Os solos de Dourados e Rio Brilhante apresentavam, no início de setembro, condições satisfatórias de umidade. Com a ausência de chuvas na segunda quinzena do mês, a umidade foi decrescendo continuamente e os solos encerraram o mês com níveis insatisfatórios de umidade. Em Ivinhema, os solos estavam com condições insatisfatórias de umidade no início de setembro. Com as chuvas expressivas, que ocorreram nos dias 8 e 9 de setembro, os níveis de umidade atingiram condições ideais. No entanto, com a ausência de chuvas na segunda quinzena, os solos voltaram a apresentar condições hídricas insatisfatórias no final de setembro.
 

Fonte: Dourados News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias