Quinta-feira, Janeiro 15, 2026
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO Vai dar para criar imagens com IA direto na busca do Google

Vai dar para criar imagens com IA direto na busca do Google

Captura de tela de imagem gerada por IA no Google

O Google anunciou um novo recurso para o seu mecanismo de busca: transformar textos em imagens por meio de inteligência artificial (IA). No entanto, o recurso estará disponível apenas para usuários maiores de 18 anos e incluir metadados e marca d’água para deixar claro que a IA foi usada.

Para quem tem pressa:

O objetivo dessas condições é fomentar a “geração de imagens de forma responsável”, conforme divulgado pelo Google. Após o lançamento do chatbot Bard, essa é a maior aposta da big tech para desbancar o ChatGPT e outras ferramentas com IA generativa – por exemplo, o Midjourney.

Geração de imagens na pesquisa do Google

Agora os usuários podem gerar imagens diretamente da barra de pesquisa padrão graças à expansão do Search Generative Experience (SGE).

O SGE representa uma nova abordagem para as buscas na web. Em vez de listar sites, o sistema gera respostas coerentes com base na consulta do usuário. Agora, essa experiência foi aprimorada para incluir imagens geradas pela IA da empresa, conhecida como Imagen.

Na primeira demonstração do novo recurso, o Google trouxe o seguinte comando: ​​“Desenhe uma imagem de uma capivara usando um chapéu e cozinhando o café da manhã”. Confira abaixo o resultado:

Captura de tela de imagem gerada por IA no Google
(Imagem: Divulgação/Google)

Além disso, os usuários terão a capacidade de gerar imagens diretamente no Google Images. Ao pesquisar por temas específicos, como “configurações minimalistas de mesa para o Halloween”, o Google irá criar uma imagem correspondente. O recurso também permite a ativação do Google Lens para buscar produtos semelhantes ao concebido pela IA.

No entanto, existem restrições notáveis. Os usuários precisarão estar inscritos no Google Labs e optar pelo programa SGE para usar essas funções. Além disso, os novos recursos estarão disponíveis apenas nos Estados Unidos, em aplicativos em inglês e para usuários maiores de 18 anos.

Para conter potenciais abusos, o Google proíbe a criação de imagens fotorrealistas de rostos humanos e de pessoas conhecidas. Essas restrições visam garantir o uso responsável da tecnologia de IA.

Adicionalmente, o Google introduziu o SynthID, um sistema desenvolvido pela DeepMind, que marca visualmente as imagens geradas e fornece informações sobre sua origem.

Essa nova funcionalidade estará disponível através da guia Labs no aplicativo Google para iOS e Android, bem como no Chrome (para computadores) para usuários selecionados, com uma expansão gradual para mais usuários nas próximas semanas.

Fonte: Olhar Digital

Comentários