Pesquisadora cria Caixa Corta-Fogo para combater incêndios no Pantanal
Ana Carolina Faccin, pesquisadora e docente do Campus Pantanal da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), desenvolve um projeto para conter incêndios no Pantanal. A iniciativa, chamada ‘A Caixa Corta-Fogo: Uma estratégia para a diminuição dos incêndios florestais no Pantanal de Mato Grosso do Sul’, é financiada pela Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul).
O objetivo é criar uma caixa incineradora de resíduos de baixo custo, a ser instalada em locais rurais como assentamentos e comunidades ribeirinhas. A caixa proporcionará uma alternativa segura para queimar o lixo em local adequado, evitando riscos para o bioma.
O projeto está em fase inicial, com estudos de campo e criação de um protótipo. A pesquisadora destaca a importância da participação da comunidade no processo e agradece o apoio da Fundação.
“Ficamos felizes de executar essa ação, torcendo para que ela traga resultados positivos em um futuro próximo e possa ser replicada em outros locais com problemas similares”, afirma Ana Carolina Faccin.
O projeto também conta com a colaboração de diversos profissionais e organizações, visando trazer impacto social direto às comunidades que enfrentam os desafios dos incêndios no Pantanal.
Maristela Cantadori, Comunicação Fundect
Comentários