Neste sábado (14), quase um bilhão de pessoas em grande parte do continente americano poderão assistir à passagem da Lua entre o Sol e a Terra criando um verdadeiro espetáculo celeste: o eclipse solar anular (saiba tudo aqui).
E algumas delas já estão admirando o fenômeno, que começou às 13h13 (pelo horário de Brasília), nos EUA, na região de Oregon. Depois de passar pelo canto nordeste da Califórnia, ele viaja por Nevada e Utah, para então cobrir o nordeste do Arizona e o sudoeste do Colorado, Novo México e Texas, antes de entrar no Golfo do México.
O eclipse também passa por partes do México, América Central e Colômbia, terminando no Atlântico após atravessar todo o Brasil.
Nem todas as regiões do país podem ver o “anel de fogo”, apenas algumas cidades do Norte e Nordeste. Ainda assim, todo mundo pode admirar o fenômeno completo – pela internet! O Olhar Digital transmite o evento em tempo real; acompanhe:
Confira as primeiras imagens do eclipse solar
Como já era de se esperar, imagens do eclipse solar anular tomaram conta das redes sociais desde o início do evento. Confira abaixo alguns dos mais incríveis registros (em atualização no decorrer do dia).
A NASA publicou no X (antigo Twitter) o anel de fogo se formando em Albuquerque (Novo México).
We’re getting our first views of the “ring of fire”!
Here’s a look at the annular solar eclipse from Albuquerque, N.M., as the Moon nearly (but not completely) covers up the Sun. pic.twitter.com/SCW8r77FG4
— NASA (@NASA) October 14, 2023
Sombras semelhantes a luas crescentes foram projetadas pelas árvores na calçada, neste vídeo feito em Austin, no Texas.
My fave thing to see during a solar #Eclipse !! Shadows that look like crescent moons on the sidewalk thanks to the trees 🥰 Austin, TX 11:24AM pic.twitter.com/qKxYUtdino
— atxwxgirl (@atxwxgirl) October 14, 2023
Conforme dito anteriormente, o primeiro lugar a ver o anel de fogo foi o estado norte-americano de Oregon. O registro a seguir mostra o auge do eclipse por lá.
Fonte: Olhar Digital
Comentários