Sexta-feira, Novembro 22, 2024
spot_img
InícioDESTAQUESEm dia de eclipse solar anular, sábado promete ser nublado em Dourados

Em dia de eclipse solar anular, sábado promete ser nublado em Dourados

spot_img

Eclipse solar anular: Previsão de tempo nublado em Dourados no sábado

Para este sábado (14/10), está previsto um eclipse anular do sol, mas a visualização será desafiadora para os moradores de Dourados. Além de Mato Grosso do Sul fazer parte da região onde a lua cobrirá uma porção visivelmente pequena do ‘disco solar’ (menos de 50% de cobertura), o serviço de meteorologia indica um dia nublado na cidade.

O início do fenômeno está previsto para cerca de 14h25, atingindo seu pico por volta das 15h43 no horário local.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a manhã em Dourados terá poucas nuvens, mas espera-se um aumento delas durante a tarde, justamente quando o eclipse estará ocorrendo.

Quanto à temperatura, a máxima prevista para hoje é de 29ºC, conforme o mesmo Instituto.

Já no domingo, a previsão aponta para um amanhecer encoberto, com possíveis pancadas de chuva e trovoadas isoladas, mas o sol deve aparecer durante a tarde. A temperatura mínima pode atingir 19ºC, com máxima chegando a 33ºC.

Sobre o eclipse, este fenômeno solar poderá ser observado no Brasil, mas cobrirá todo o sol somente nos Estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba, situados no Norte e Nordeste do país.

Em uma entrevista à Agência Brasil, o professor Tarcísio Mendes, da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ECT-UFRN), informou que o fenômeno terá início no país por volta das 14h05 (horário de Brasília) em Tefé (AM) e terminará às 17h55 em João Pessoa (PB).

O próximo eclipse anular ocorrerá em 2 de outubro do ano seguinte, mas não será visível do Brasil. No país, a próxima oportunidade de observar o fenômeno será em 26 de janeiro de 2028, com visibilidade completa nos estados do Amazonas, Pará e Amapá, conforme informações do Observatório Nacional.

Fonte: Dourados News

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img