Estamos acostumados a vermos animais terrestres com quatro membros (como o ser humano) e até “toleramos” outros com mais de quatro, como as aranhas, que possuem oito patas.

Porém, um estudo publicado em 2014 na Biology Letters revelou que há um animal terrestre que possui cinco membros. E, detalhe: Ele é o único na Terra a ter tal condição, conforme relata o IFL Science.

Esse animal é o canguru-vermelho (ou Osphranter rufus). Pesquisadores descobriram que, ao caminhar, ele usa sua cauda para se impulsionar, como se fosse uma pata adicional. Sua cauda trabalha de forma mais intensa do que uma perna humana na mesma velocidade.

A cauda do canguru é composta por 20 vértebras altamente articuladas e músculos fortes, além de tecidos cheios de mitocôndrias que ajudam a converter nutrientes em energia.

Veja abaixo o canguru vermelho colocando sua cauda em ação como seu quinto membro:

Estrutura do estudo

“[A cauda é] um motor para levantar e ajudar a acelerar o corpo do canguru”, disse o coautor do estudo, Shawn O’Connor, da Universidade Simon Fraser, na Colúmbia Britânica (Canadá), também à National Geographic.

Descobrimos que quando os cangurus andam pentapedicamente – o que eles passam mais tempo fazendo do que pulando – eles usam a cauda como uma perna.

Max Donelan, autor do estudo e engenheiro biomédico na Universidade Simon Fraser, em Burnaby (Canadá), à Science

Os pesquisadores acreditam que outras espécies de canguru não utilizam suas caudas da mesma forma, o que leva à conclusão de que o canguru-vermelho é o único vertebrado terrestre com cinco membros no planeta.