Apesar de dominar a Noruega fora de casa, a Espanha encontrou dificuldades para arrancar uma vitória magra por 1 a 0 e confirmar a classificação para a Eurocopa. O triunfo da Fúria também encerrou as chances da seleção norueguesa de chegar à competição continental.
Com a vitória, a Espanha chegou aos 15 pontos, assumiu a liderança do Grupo A e carimbou a presença na próxima Euro. Já a Noruega, em terceiro com dez, tem apenas mais um duelo e não pode mais alcançar a Escócia, segunda colocada com 15.
A Espanha começou a partida com um domínio tímido sobre a Noruega. Com a bola nos pés e evitando ataque dos donos da casa, a Fúria rondou a intermediária de ataque, mas pouco produziu para tirar o zero do placar. Na primeira investida de perigo, Carvajal apareceu na área, pela direita e, com pouco ângulo, arrematou por cima.
Os visitantes permaneceram controlando as ações ofensivas e com dificuldade para furar o sistema defensivo norueguês. Aos 21, a seleção espanhola conseguiu furar a retranca adversária, mas uma participação inusitada, impediu o gol.
Após passe pelo alto de Carvajal, o zagueiro Strandberg desviou contra a própria meta e tirou do alcance do goleiro norueguês. A bola que tinha o fundo das redes como destino contou com um toque de Morata para carimbar o gol. A participação do centroavante foi o suficiente para invalidar a jogada por impedimento após análise do VAR.
Depois do susto, a Noruega passou a arriscar mais ofensivamente, mas sofreu com a falta de alternativas. Com Haaland marcado duplamente, as chegadas vieram somente na base da força física e sem nenhuma organização tática.
Na volta do intervalo, a Fúria retomou sua pressão e aumentou a intensidade através dos cruzamentos na área. Sem inspiração para criar com a bola no chão, a Espanha apostou pelo alto e encontrou o sucesso.
Aos três, Ferrán Torres recebeu lançamento por cima, dominou do lado da área e chutou cruzado. A bola explodiu em Morata e ficou viva dentro da área. Após bate-rebate, Gavi empurrou para o canto e mandou lentamente para o fundo do gol.
Depois da desvantagem, Solbakken mexeu duas vezes na seleção norueguesa e aumentou a presença ofensiva, principalmente com Sorloth fazendo companhia a Haaland no comando de ataque. Os donos da casa diminuíram a pressão da Fúria, mas seguiram com dificuldades para criar chances reais.
Após o ímpeto imediato da Noruega, a Espanha usou o toque de bola para esfriar a partida e novamente afastar os adversários da sua meta. Acelerando somente em lances oportunos, a Fúria ofereceu menos riscos à defesa mandante, mas quando chegou causou perigo. Aos 40, Morata recebeu dentro da área, tocou por cima de Nyland e Ryerson salvou em cima da linha.
Dependendo somente da vitória para seguir sonhando com a Euro, a Noruega se atirou no ataque nos minutos decisivos. Aos 42, Haaland finalizou no alvo pela primeira vez após cruzamento rasteiro, mas não dificultou a vida de Unai Simón, que segurou a vitória sem muito trabalho.
Fonte: Ogol
Comentários